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ArtigosImplicações do uso de telas e mídias sociais no bem-estar emocional de crianças e adolescentes

O tempo de utilização de telas - smartphones, tablets, vídeo games, TVs e computadores - por crianças e adolescentes vem crescendo em todo o mundo e aumentou significativamente mais após a pandemia de COVID-19. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil de Alberta (Canadá) e as Universidades de Calgary (Canadá) e College Dublin (Irlanda) revelou que o tempo no qual os jovens passam em frente as telas aumentou em 50% durante a pandemia, passando para cerca de 4 horas diárias.1,2

No Brasil, 24,3 milhões de crianças e adolescentes são usuários da internet, o que representa 86% desta população. Ao navegar na internet, os jovens podem ser expostos a conteúdos sensíveis e potencialmente perigosos, como conteúdos ou desafios que incentivem a automutilação, conteúdos sobre comportamentos alimentares, conteúdo adulto, cyberbulling, informações falsas, dentre outros.1,3

O impacto no bem-estar emocional e saúde mental:

É um consenso que o tempo de uso de telas e mídias sociais pelos jovens deve ser controlado pelos pais,1,3 porém os malefícios que o excesso de utilização pode causar são controversos, com alguns estudos relatando níveis maiores de depressão, ansiedade, desatenção, baixa autoestima, problemas de conduta e automutilação,4-9 enquanto outros apresentam resultados não conclusivos, limitados ou efeitos negativos pequenos.10-16

No caso do uso de smartphones, um estudo coreano obteve achados interessantes em relação ao motivo do uso do smartphone e o impacto na saúde mental dos adolescentes. Os adolescentes que utilizaram os dispositivos para interações sociais, como aplicativos de trocas de mensagens, redes sociais e e-mail, por menos de quatro horas por dia, não apresentaram riscos de problemas de saúde mental. Em contrapartida, os adolescentes que utilizaram os dispositivos para fins não sociais, como estudar, fazer compras online, jogar, ou assistir vídeos, por duas horas ou mais por dia, apresentaram níveis piores nos indicadores de saúde mental. Os autores concluíram que as interações sociais na internet podem fortalecer conexões sociais, o senso de pertencimento e a autoexpressão, o que pode agir como um fator protetor para o desenvolvimento de problemas mentais.7

Recomendações atuais

As recomendações de tempo de uso de telas variam conforme a faixa etária:1,3
 

0-2 anos A exposição a telas nessa faixa etária não é recomendada, devendo ser limitada a videochamadas com parentes, por exemplo.
2-5 anos 1 hora por dia, com supervisão de um adulto.
6-10 anos 2 horas por dia, com supervisão de um adulto.
11-18 anos 3 horas por dia, com supervisão de um adulto. Não permitir que o adolescente “vire a noite”.
Todas as faixas etárias     Não permitir telas durante as refeições e desconectar uma a duas horas antes de dormir.

Tabela 1 – Recomendações sobre tempo de exposição a telas por faixa etária. Adaptado de SBP e AACAP1,3


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) desenvolveu um manual de orientação sobre a Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital, denominado “#MENOS TELAS #MAIS SAÚDE”, o manual traz informações importantes sobre o desenvolvimento neurológico, cognitivo e emocional das crianças e sobre os problemas de saúde que o uso indiscriminado de telas pode acarretar. O manual está disponível gratuitamente no site da SBP.

Conclusão

Em uma sociedade cada vez mais digital, as crianças são expostas cada vez mais cedo as telas e mídias sociais, sendo necessário limitar essa exposição para evitar prejuízos a saúde emocional e desenvolvimento dos jovens. Além disso, a supervisão de um adulto responsável é fundamental para evitar o contato desse público a conteúdos impróprios e potencialmente prejudiciais.1,3 

Referências
1. American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Screen Time and Children. Disponível em: https://www.aacap.org/AACAP/Families_and_Youth/Facts_for_Families/FFF-Guide/Children-And-Watching-TV-054.aspx - Acessado em Janeiro de 2023
2. Revista Crescer. Tempo de tela de crianças aumentou 50% desde 2020. Disponível em:  https://revistacrescer.globo.com/criancas/saude/noticia/2022/11/tempo-de-tela-de-criancas-aumentou-50percent-desde-2020.ghtml - Acessado em Janeiro de 2023
3. Sociedade Brasileira de Pediatria. SBP atualiza recomendações sobre saúde de crianças e adolescentes na era digital. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-atualiza-recomendacoes-sobre-saude-de-criancas-e-adolescentes-na-era-digital/ - Acessado em Janeiro de 2023
4. Ranjit K, Ntlantsana V, Tomita A, Paruk S. Screen Time and Mental Health Among Adolescents: Implications of the Rise in Digital Environment in South Africa. J Nerv Ment Dis. 2022 Jun 1;210(6):454-461. doi: 10.1097/NMD.0000000000001509. Epub 2022 Apr 6. PMID: 35394971.
5. Li X, Vanderloo LM, Keown-Stoneman CDG, Cost KT, Charach A, Maguire JL, Monga S, Crosbie J, Burton C, Anagnostou E, Georgiades S, Nicolson R, Kelley E, Ayub M, Korczak DJ, Birken CS. Screen Use and Mental Health Symptoms in Canadian Children and Youth During the COVID-19 Pandemic. JAMA Netw Open. 2021 Dec 1;4(12):e2140875. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2021.40875. PMID: 34962557; PMCID: PMC8715351.
6. Tandon PS, Zhou C, Johnson AM, Gonzalez ES, Kroshus E. Association of Children's Physical Activity and Screen Time With Mental Health During the COVID-19 Pandemic. JAMA Netw Open. 2021 Oct 1;4(10):e2127892. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2021.27892. PMID: 34596669; PMCID: PMC8486978.
7. Woo KS, Bong SH, Choi TY, Kim JW. Mental Health, Smartphone Use Type, and Screen Time Among Adolescents in South Korea. Psychol Res Behav Manag. 2021 Sep 14;14:1419-1428. doi: 10.2147/PRBM.S324235. PMID: 34548824; PMCID: PMC8449682.
8. Nigg CR, Wunsch K, Nigg C, Niessner C, Jekauc D, Schmidt SCE, Woll A. Are Physical Activity, Screen Time, and Mental Health Related During Childhood, Preadolescence, and Adolescence? 11-Year Results From the German Motorik-Modul Longitudinal Study. Am J Epidemiol. 2021 Feb 1;190(2):220-229. doi: 10.1093/aje/kwaa192. PMID: 33524119.
9. Barthorpe A, Winstone L, Mars B, Moran P. Is social media screen time really associated with poor adolescent mental health?  A time use diary study. J Affect Disord. 2020 Sep 1;274:864-870. doi: 10.1016/j.jad.2020.05.106. Epub 2020 May 25. PMID: 32664027.
10. Marciano L, Viswanath K, Morese R, Camerini AL. Screen time and adolescents' mental health before and after the COVID-19 lockdown in Switzerland: A natural experiment. Front Psychiatry. 2022 Nov 16;13:981881. doi: 10.3389/fpsyt.2022.981881. PMID: 36465307; PMCID: PMC9709147.
11. Camerini AL, Albanese E, Marciano L; Corona Immunitas Research Group. The impact of screen time and green time on mental health in children and adolescents during the COVID-19 pandemic. Comput Hum Behav Rep. 2022 Aug;7:100204. doi: 10.1016/j.chbr.2022.100204. Epub 2022 May 20. PMID: 35611352; PMCID: PMC9121633.
12. Kandola A, Del Pozo Cruz B, Hayes JF, Owen N, Dunstan DW, Hallgren M. Impact on adolescent mental health of replacing screen-use with exercise: A prospective cohort study. J Affect Disord. 2022 Mar 15;301:240-247. doi: 10.1016/j.jad.2021.12.064. Epub 2022 Jan 6. PMID: 34999126.
13. Tang S, Werner-Seidler A, Torok M, Mackinnon AJ, Christensen H. The relationship between screen time and mental health in young people: A systematic review of longitudinal studies. Clin Psychol Rev. 2021 Jun;86:102021. doi: 10.1016/j.cpr.2021.102021. Epub 2021 Mar 20. PMID: 33798997.
14. Yang F, Helgason AR, Sigfusdottir ID, Kristjansson AL. Electronic screen use and mental well-being of 10-12-year-old children. Eur J Public Health. 2013 Jun;23(3):492-8. doi: 10.1093/eurpub/cks102. Epub 2012 Aug 8. PMID: 22874734.
15. Parkes A, Sweeting H, Wight D, Henderson M. Do television and electronic games predict children's psychosocial adjustment? Longitudinal research using the UK Millennium Cohort Study. Arch Dis Child. 2013 May;98(5):341-8. doi: 10.1136/archdischild-2011-301508. Epub 2013 Mar 25. PMID: 23529828; PMCID: PMC3625829.
16. Mundy LK, Canterford L, Olds T, Allen NB, Patton GC. The Association Between Electronic Media and Emotional and Behavioral Problems in Late Childhood. Acad Pediatr. 2017 Aug;17(6):620-624. doi: 10.1016/j.acap.2016.12.014. Epub 2016 Dec 30. PMID: 28043935.

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