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O tempo de utilização de telas - smartphones, tablets, vídeo games, TVs e computadores - por crianças e adolescentes vem crescendo em todo o mundo e aumentou significativamente mais após a pandemia de COVID-19. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil de Alberta (Canadá) e as Universidades de Calgary (Canadá) e College Dublin (Irlanda) revelou que o tempo no qual os jovens passam em frente as telas aumentou em 50% durante a pandemia, passando para cerca de 4 horas diárias.1,2
No Brasil, 24,3 milhões de crianças e adolescentes são usuários da internet, o que representa 86% desta população. Ao navegar na internet, os jovens podem ser expostos a conteúdos sensíveis e potencialmente perigosos, como conteúdos ou desafios que incentivem a automutilação, conteúdos sobre comportamentos alimentares, conteúdo adulto, cyberbulling, informações falsas, dentre outros.1,3
O impacto no bem-estar emocional e saúde mental:
É um consenso que o tempo de uso de telas e mídias sociais pelos jovens deve ser controlado pelos pais,1,3 porém os malefícios que o excesso de utilização pode causar são controversos, com alguns estudos relatando níveis maiores de depressão, ansiedade, desatenção, baixa autoestima, problemas de conduta e automutilação,4-9 enquanto outros apresentam resultados não conclusivos, limitados ou efeitos negativos pequenos.10-16
No caso do uso de smartphones, um estudo coreano obteve achados interessantes em relação ao motivo do uso do smartphone e o impacto na saúde mental dos adolescentes. Os adolescentes que utilizaram os dispositivos para interações sociais, como aplicativos de trocas de mensagens, redes sociais e e-mail, por menos de quatro horas por dia, não apresentaram riscos de problemas de saúde mental. Em contrapartida, os adolescentes que utilizaram os dispositivos para fins não sociais, como estudar, fazer compras online, jogar, ou assistir vídeos, por duas horas ou mais por dia, apresentaram níveis piores nos indicadores de saúde mental. Os autores concluíram que as interações sociais na internet podem fortalecer conexões sociais, o senso de pertencimento e a autoexpressão, o que pode agir como um fator protetor para o desenvolvimento de problemas mentais.7
Recomendações atuais
As recomendações de tempo de uso de telas variam conforme a faixa etária:1,3
0-2 anos | A exposição a telas nessa faixa etária não é recomendada, devendo ser limitada a videochamadas com parentes, por exemplo. |
2-5 anos | 1 hora por dia, com supervisão de um adulto. |
6-10 anos | 2 horas por dia, com supervisão de um adulto. |
11-18 anos | 3 horas por dia, com supervisão de um adulto. Não permitir que o adolescente “vire a noite”. |
Todas as faixas etárias | Não permitir telas durante as refeições e desconectar uma a duas horas antes de dormir. |
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