Menu

Close

Atualização em EnfermagemAtualização em Enfermagem

    

Enfermagem na PráticaImunizaçãoOncologiaHospitalarOutros TemasGuidelines
Bem-estarEventosTreinamentosPara seu PacientePara seu Paciente

    

Conteúdos EducacionaisCampanhas de ConscientizaçãoProgramas Pfizer de SuporteFerramentas para gerenciamento da Saúde

< Voltar à Enfermagem na Prática

Aferição da Pressão Arterial em Adultos


Definição: Consiste na técnica para verificar o valor de pressão sistólica e pressão diastólica.

Responsabilidade: Enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Também pode ser realizada por um indivíduo treinado.

Considerações Importantes1,2,3,4

  • A prática de exercícios físicos, ingestão de bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, bexiga cheia e hábito de fumar devem ser considerados quando forem realizados antes do procedimento de verificação da pressão arterial, pois podem provocar alterações nos valores;
  • Situações de dor e estresse também podem elevar a pressão arterial;
  • A escolha do manguito deve ser feita de acordo com a circunferência do braço do paciente (Quadro 1).
  • A utilização de manguitos menores resultará em uma pressão arterial maior do que a real. Do contrário, a utilização de um manguito maior que o recomendado para o braço do paciente, resultará em uma pressão arterial menor do que a real;
  • O esfigmomanômetro deve ser calibrado uma vez ao ano (oscilométrico) e a cada seis meses (auscultatório) ou sempre que houver suspeita de descalibração de acordo com as orientações do INMETRO/IPEM.
  • Realizar a primeira verificação em ambos os braços e 3 medidas com intervalo de 1 minuto. Considerar a média da segunda e terceira medidas. Utilizar o braço com o maior valor aferido para as próximas medidas.
  • Caso a suspeita de hipertensão seja correlacionada à coarctação de aorta ou em casos de paciente com esvaziamento axilar direito e esquerdo, a medição deverá ser em membros inferiores através de manguitos próprios. O paciente deve estar na posição deitada, com o manguito posicionado na região da panturrilha cobrindo 2/3 da distância entre o joelho e o tornozelo.

Quadro 1 - Dimensões do manguito de acordo com a circunferência do membro
Circunferência Dimensão do manguito Dimensão do manguito Comprimento da bolsa
≤ 6cm Recém-nascido 3cm 6cm
6-15cm Criança 5cm 15cm
16-21 cm Infantil 8cm 21cm
22-26cm Adulto pequeno 10cm 24cm
27-34cm Adulto 13cm 30cm
35-44cm Adulto grande 16cm 38cm
45-52cm Coxa 20cm 42cm

Fonte: 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão.

Pacientes idosos1,2,3,4

  • Bem como em pacientes diabéticos, disautonômicos ou quando em uso de medicação anti-hipertensiva, deve-se aferir a pressão arterial na posição ortostática em 1 a 3 minutos após estar em pé (imóvel) para avaliação de hipotensão ortostática (consiste
  • na redução da pressão sistólica > ou igual a 20mmHg ou na pressão diastólica > ou igual a 10 mmHg dentro do 3º minuto);
  • Atentar para presença de hiato auscultatório e pseudo-hipertensão, caracterizado pelo nível de pressão arterial falsamente elevado em decorrência do enrijecimento da parede da artéria.


Pacientes obesos1,3

  • A escolha do manguito adequado deve levar em consideração a circunferência e a forma do braço.
  • Quando não há manguito do tamanho recomendado, pode-se aferir a pressão arterial no antebraço e o pulso auscultado deverá ser o radial;
  • A utilização de aparelhos validados no punho pode ser considerada nesses pacientes.


Pacientes com arritmias1,3

  • Naqueles que apresentam arritmias relevantes (flutter e fibrilação atrial), a precisão da medida da pressão arterial com os aparelhos oscilométricos fica comprometida.


Pacientes gestantes3

  • Recomenda-se que a medida da pressão arterial em gestante seja realizada idealmente com a paciente sentada ou com a gestante em decúbito lateral esquerdo;
  • Para determinar a pressão arterial diastólica, considerar o som na fase V de Korotkoff.


Materiais Necessários2

  • Esfigmomanômetro manual, automático ou semiautomático;
  • Estetoscópio (se utilizar esfigmomanômetro manual);
  • Fita métrica para medir circunferência do braço.


Etapas do Procedimento2,3,4

Os itens 9 ao 19 correspondem exclusivamente à técnica auscultatória.

  1. Reunir os materiais necessários.
  2. Proporcionar um ambiente calmo e com temperatura confortável.
  3. Explicar o procedimento ao paciente e orientar que ele não fale e nem mexa o braço durante a aferição.
  4. Certificar-se de que o paciente está com a bexiga vazia, não praticou exercícios há pelos menos 60 minutos, não ingeriu bebida alcóolica, café ou alimentos e não fumou há pelo menos 30 minutos.
  5. Pedir que o paciente permaneça em repouso por cinco minutos.
  6. Orientar o paciente que permaneça sentado, com as pernas descruzadas, os pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado.
  7. Orientar a remoção de roupas do braço no qual será aferida a pressão para não garrotear o membro e posicioná-lo apoiado ao nível do coração, com a palma da mão voltada para cima.
  8. Determinar a circunferência do braço (no ponto médio entre o acrômio e o olécrano) e selecionar o manguito de tamanho adequado (cobrir de 75 a 100% do braço), colocar o manguito cerca de dois a três centímetros acima da fossa cubital, sem deixar folga, com a parte do meio sobre a artéria braquial (na maioria dos manguitos está sinalizado).
  9. Antes de insuflar o manguito, verificar se a válvula da pêra está funcionando corretamente e se o ponteiro do manômetro está no zero.
  10. Palpar o pulso radial.
  11. Insuflar o manguito até o desaparecimento do pulso para estimar o nível de pressão arterial sistólica obtido pela palpação.
  12. Desinsuflar o manguito lentamente.
  13. Palpar o pulso braquial na fossa cubital e posicionar a campânula do estetoscópio sobre ele sem compressão excessiva.
  14. Insuflar o manguito até 20 a 30 mmHg acima da pressão sistólica estimada pela palpação do pulso radial.
  15. Desinsuflar lentamente o manguito (na velocidade de 2mmHg por segundo), considerando a pressão arterial sistólica na ausculta do primeiro som (fase I de Korotkoff - som fraco seguido de batidas regulares) e em seguida aumentar ligeiramente a velocidade para desinsuflar.
  16. Considerar a pressão arterial diastólica no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff).
  17. Auscultar de 20 a 30 mmHg abaixo do último som para confirmar o desaparecimento.
  18. Desinsuflar o manguito por completo.
  19. Caso os batimentos persistam até o nível zero, considerar a pressão arterial diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff).
  20. Informar ao paciente os valores exatos da pressão arterial obtido e registrar o procedimento, incluindo o braço em que a pressão arterial foi medida.


Autoria

Autor(a) principal: Enfermeira Mestre Nathalia Cholbi (Pediatria Clínica)
Revisor(a): Enfermeira Camila Tenuto Messias da Fonseca

• Enfermeira (EEAAC/UFF) • Especialista em Terapia Intensiva (UNYLEYA) • Mestre em Ensino na Saúde (EEAAC/UFF) • Enfermeira rotina do CTI Geral (HUPE/UERJ) • Coordenadora do Programa de Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva (HUPE/UERJ) • Membro do Departamento de Enfermagem (SOTIERJ)

Referências:
1. Nobre F, Mion Jr. D, Gomes MAM, Barbosa ECD, Rodrigues CIS, Neves MFT et al. 6ª Diretrizes de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial e 4ª Diretrizes de Monitorização Residencial da Pressão Arterial. Arq Bras Cardiol 2018; 110(5Supl.1):1-29. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2018/01_diretriz-mapa-e-mrpa.pdf Acessado em 07 de abril de 2024
2.Ministério da Saúde. Linha de cuidado do adulto com hipertensão arterial sistêmica [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2021. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_adulto_hipertens%C3%A3o_arterial.pdf Acessado em: 07 de abril de 2024.
3.Barros et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020 [Internet]. Arq. Bras. Cardiol. 2021; 115(1):516-658. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf Acessado em: 07 de abril de 2024.
4.Conselho Regional de Enfermagem. Protocolos de enfermagem na atenção primária à saúde: Hipertensão e Diabetes [Internet]. Porto Alegre: Coren; 2020. Disponível em: https://www.portalcoren-rs.gov.br/docs/ProtocolosEnfermagem/ProtocoloEnfermagemHipertensaoDiabetes.pdf Acessado em: 07 de abril de 2024
5. Malachias MB, Souza WK, Plavnik FL, Rodrigues CI, Brandão AA, Neves MF, et al. 7ª Diretriz Brasileira de hipertensão arterial. Arq Bras Cardiol. 2016;107(3 Suppl 3):1-83. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf. Acessado em 07 de Abril de 2024.

PP-UNP-BRA-5013

Receba as últimas novidades pelo WhatsApp

Compartilhamos os melhores conteúdos de enfermagem através de nossa conta verificada. 
PP-UNP-BRA-5053

Participe
Loading
Gostaria de receber nossas comunicações e ativações? 

Tenha acesso em primeira mão a novos conteúdos e atualizações. 
PP-CMR-BRA-0499 

Cadastre-se aquiLoading
Orientações para seu paciente

Ajude na jornada de seus pacientes com Programas de Suporte, apoio ao tratamento e mais.
PP-CMR-BRA-0476

Confira os recursos Loading
InFarmácia - Atualize-se com a Pfizer

Plataforma gratuita para profissionais de farmácia, com videoaulas para potencializar suas habilidades
PP-CMR-BRA-0476

Acesse a Plataforma Loading
Tem alguma dúvida?

Prazer, Fabi!
Nossa Assistente Virtual está disponível 24h por dia. Tire suas dúvidas de forma prática!
PP-UNP-BRA-1652

Converse com a FabiLoading

PP-UNP-BRA-4886

O conteúdo desse site é exclusivo para Enfermeiros com registro no Coren. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.

Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui

 

Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso


PP-UNP-BRA-4886
 

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.

Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 

Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.

PP-PFE-BRA-3176

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176