Liderança na enfermagem: a importância do gerenciamento da equipe de enfermeiros na UTI

Ser líder é uma prática cada vez mais exigida do enfermeiro pelo mercado de trabalho1. Afinal, ter uma boa liderança na enfermagem permite que cada integrante da equipe contribua com eficiência e competência no atendimento aos pacientes, especialmente em casos de cuidados críticos, que exigem observações e decisões rápidas2.
A seguir, entenda o que faz do enfermeiro um líder dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e por que essa habilidade é tão importante.
Coordenação e organização de equipe de enfermagem na UTI
No trabalho dentro de uma UTI, desenvolver a habilidade de liderança na enfermagem é crucial, pois o estado grave dos pacientes internados exige de vocês, enfermeiros, o desenvolvimento de atividades assistenciais complexas em um ambiente muito dinâmico1.

Para se tornar um bom líder, é preciso saber conduzir, visando sempre melhorar o atendimento ao paciente e estimulando a equipe a desenvolver plenamente seu potencial2. O líder é também um ponto de apoio para seus colegas e deve zelar, junto com eles, pela manutenção e organização do ambiente3. Segundo estudos, em geral, os enfermeiros em UTI buscam um estilo de liderança inclusivo, que envolve trabalhar em equipe, respeitar os seus colaboradores e, principalmente, preocupar-se com o seu desenvolvimento4. Assim, esses são alguns pontos que marcam uma boa liderança em enfermagem na UTI4:
- Solicitar e dar atenção a ideias, opiniões e atitudes diferentes
- Reavaliar continuamente os próprios dados
- Expressar suas preocupações
- Mudar o modo de pensar frente às melhores ideias
- Procurar saber os motivos dos conflitos para solucioná-los
- Valorizar decisões certas, o entendimento e o acordo
- Encorajar o feedback de mão dupla
Isto é, para ser líder em enfermagem na unidade de terapia intensiva é necessário ser agregador, utilizar- se da comunicação como uma ferramenta, pautar-se na ética, respeitar o outro em sua individualidade e trabalhar as questões interpessoais, estimulando a equipe a um cuidado sensível e terapêutico2.
Tomada de decisão e resolução de problemas
A liderança em enfermagem nas situações de urgência e emergência exige escolhas rápidas e seguras2.
Por exemplo: em casos de intercorrências na enfermagem, cabe ao enfermeiro-líder organizar sua equipe na condução do caso, com o seguimento de protocolos específicos5. O enfermeiro, por acompanhar o paciente em período integral, muitas vezes é o primeiro a identificar os sinais de uma parada cardiorrespiratória e iniciar o suporte básico de vida até a chegada dos demais profissionais5.

De forma geral, no trabalho de enfermagem na unidade de terapia intensiva, ao se deparar com uma situação problemática, o profissional deve ser capaz de6:
- Identificar o problema
- Reunir dados para análise das causas e das consequências do problema
- Realizar a investigação de soluções alternativas
- Avaliar as alternativas
- Selecionar a solução mais adequada
- Implementar aquela que foi escolhida
- Avaliar os resultados
Para desenvolver a competência de tomada de decisões, é importante adquirir um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que te conduzem nas decisões “ideais”, entre eles6:
- Raciocínio clínico
- Prática baseada em evidências
- Comunicação
- Autonomia
- Autocrítica para o processo diagnóstico
- Compreender e manipular a informação
- Realizar procedimentos operacionais padrão
- Compartilhar decisões
Algumas pesquisas mostram que os enfermeiros não enxergam a tomada de decisão como um recurso que, quando apreendido, facilita e contribui para o alcance dos objetivos organizacionais7. Isso evidencia a necessidade de trazer modelos de teorias administrativas para a prática de enfermagem, apoiando as decisões dos enfermeiros líderes em busca da efetividade nos resultados de suas decisões7.
Comunicação eficaz e colaboração interdisciplinar
É por meio da comunicação eficaz que o trabalho em equipe é possível, gerando maior satisfação entre os colaboradores no ambiente de trabalho e garantindo a segurança dos pacientes por meio da redução dos erros e eventos adversos8.
Alguns pontos que enfermeiros-líderes devem ter em mente para uma boa gestão de equipe são9:
- Considere cada membro da equipe como um todo, respeitando as individualidades
- Reconheça as habilidades e potencialidades de cada membro
- Ofereça oportunidades para cada membro, permitindo suas participações
- Ouça as opiniões e estabeleça diferentes formas de se comunicar
Além disso, para que o profissional que exerce liderança na enfermagem desenvolva habilidades de comunicação com sua equipe, é importante participar de todo o processo de cuidado, que envolve pacientes, famílias e membros da equipe multiprofissional9.
Administração de conflitos
Um dos principais desafios dos líderes em enfermagem se refere a administrar conflitos, sejam questões internas da equipe ou que envolvem os demais profissionais de saúde2. Em uma UTI – um ambiente de trabalho tenso e estressante –, superar as diferenças é algo extremamente necessário2.
E é na equipe de enfermagem que se tem um espaço para construir novos laços e relações, em que2:
- O respeito à diversidade esteja presente
- A comunicação seja um instrumento e não um entrave
- Sejam construídas relações mais harmônicas e democráticas
A colaboração, em todos os níveis de hierarquia, e a comunicação positiva na UTI facilitam o atendimento aos pacientes e as tomadas de decisões10. Por outro lado, conflitos entre os membros da equipe, as limitações ambientais e a falta de um espaço reservado para discussão dos casos são os principais causadores de frustração e empecilhos10.
Treinamento e desenvolvimento profissional
Sendo a UTI um ambiente interativo e complexo, é importante estar preparado para o exercício da liderança na enfermagem3. No entanto, estudos demonstram que o aprendizado sobre liderança no transcorrer do curso de graduação não foi suficiente para os enfermeiros3.
Por isso, o treinamento e desenvolvimento de liderança deve ser contínuo, iniciado na graduação e trabalhado ao longo da vida, com o objetivo de atender às exigências das instituições e de promover a satisfação pessoal e profissional do enfermeiro3.

Muitos enfermeiros estão optando por realizar cursos de especialização, com especial destaque para a enfermagem na unidade de terapia intensiva4. Entre oficinas on-line, seminários profissionais e cursos de pós-graduação, existem hoje uma série de opções para os profissionais da enfermagem que desejam aprender mais sobre gestão de pessoas e habilidades de liderança.
A educação contínua é uma ferramenta fundamental para garantir a comunicação eficaz e outras habilidades importantes para um bom líder11. É importante pontuar, ainda, que é também papel das organizações de saúde investir no aprimoramento e desenvolvimento dessa competência nos profissionais de enfermagem12.
Impacto na qualidade do atendimento ao paciente
Os líderes são os principais responsáveis pela melhoria do desempenho das equipes de enfermagem, desenvolvendo, implementando e monitorizando a gestão do serviço13. Inclusive, estudos mostram que a liderança influencia diretamente na melhoria da qualidade dos cuidados13.
Para essa mensuração, é importante, claro, o estabelecimento de metas para um cuidado de qualidade14. Mas também é importante considerar os comportamentos gerais de liderança na enfermagem que influenciam os resultados – não só do ponto de vista técnico, mas também pessoal, pois a qualidade dos serviços de saúde está ligada também à satisfação profissional dos enfermeiros13.
São eles13:
- O líder demonstrar reconhecimento pelos outros membros da equipe;
- As ações do líder serem orientadas para o desenvolvimento dos enfermeiros em geral;
- A forma como o líder se comunica com os seus “liderados”;
- A forma como o líder incentiva o espírito inovador no seu serviço.
Essas ideias evidenciam que a busca por melhores condições de trabalho para os enfermeiros – muitas vezes sobrecarregados mentalmente – tem tudo a ver com a qualidade do serviço, e que vocês, líderes em enfermagem, são peças fundamentais nessa busca por melhorias 13.
Referências
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