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Liderança na enfermagem: a importância do gerenciamento da equipe de enfermeiros na UTI


Ser líder é uma prática cada vez mais exigida do enfermeiro pelo mercado de trabalho1. Afinal, ter uma boa liderança na enfermagem permite que cada integrante da equipe contribua com eficiência e competência no atendimento aos pacientes, especialmente em casos de cuidados críticos, que exigem observações e decisões rápidas2.
 
A seguir, entenda o que faz do enfermeiro um líder dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e por que essa habilidade é tão importante.

Coordenação e organização de equipe de enfermagem na UTI

No trabalho dentro de uma UTI, desenvolver a habilidade de liderança na enfermagem é crucial, pois o estado grave dos pacientes internados exige de vocês, enfermeiros, o desenvolvimento de atividades assistenciais complexas em um ambiente muito dinâmico1.
 



Para se tornar um bom líder, é preciso saber conduzir, visando sempre melhorar o atendimento ao paciente e estimulando a equipe a desenvolver plenamente seu potencial2. O líder é também um ponto de apoio para seus colegas e deve zelar, junto com eles, pela manutenção e organização do ambiente3. Segundo estudos, em geral, os enfermeiros em UTI buscam um estilo de liderança inclusivo, que envolve trabalhar em equipe, respeitar os seus colaboradores e, principalmente, preocupar-se com o seu desenvolvimento4. Assim, esses são alguns pontos que marcam uma boa liderança em enfermagem na UTI4:
  • Solicitar e dar atenção a ideias, opiniões e atitudes diferentes
  • Reavaliar continuamente os próprios dados
  • Expressar suas preocupações
  • Mudar o modo de pensar frente às melhores ideias
  • Procurar saber os motivos dos conflitos para solucioná-los
  • Valorizar decisões certas, o entendimento e o acordo
  • Encorajar o feedback de mão dupla
Isto é, para ser líder em enfermagem na unidade de terapia intensiva é necessário ser agregador, utilizar- se da comunicação como uma ferramenta, pautar-se na ética, respeitar o outro em sua individualidade e trabalhar as questões interpessoais, estimulando a equipe a um cuidado sensível e terapêutico2.

Tomada de decisão e resolução de problemas

A liderança em enfermagem nas situações de urgência e emergência exige escolhas rápidas e seguras2.

Por exemplo: em casos de intercorrências na enfermagem, cabe ao enfermeiro-líder organizar sua equipe na condução do caso, com o seguimento de protocolos específicos5. O enfermeiro, por acompanhar o paciente em período integral, muitas vezes é o primeiro a identificar os sinais de uma parada cardiorrespiratória e iniciar o suporte básico de vida até a chegada dos demais profissionais5.



De forma geral, no trabalho de enfermagem na unidade de terapia intensiva, ao se deparar com uma situação problemática, o profissional deve ser capaz de6:
  • Identificar o problema
  • Reunir dados para análise das causas e das consequências do problema
  • Realizar a investigação de soluções alternativas
  • Avaliar as alternativas
  • Selecionar a solução mais adequada
  • Implementar aquela que foi escolhida
  • Avaliar os resultados

Para desenvolver a competência de tomada de decisões, é importante adquirir um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que te conduzem nas decisões “ideais”, entre eles6:
  • Raciocínio clínico
  • Prática baseada em evidências
  • Comunicação
  • Autonomia
  • Autocrítica para o processo diagnóstico
  • Compreender e manipular a informação
  • Realizar procedimentos operacionais padrão
  • Compartilhar decisões
Algumas pesquisas mostram que os enfermeiros não enxergam a tomada de decisão como um recurso que, quando apreendido, facilita e contribui para o alcance dos objetivos organizacionais7. Isso evidencia a necessidade de trazer modelos de teorias administrativas para a prática de enfermagem, apoiando as decisões dos enfermeiros líderes em busca da efetividade nos resultados de suas decisões7.

Comunicação eficaz e colaboração interdisciplinar

É por meio da comunicação eficaz que o trabalho em equipe é possível, gerando maior satisfação entre os colaboradores no ambiente de trabalho e garantindo a segurança dos pacientes por meio da redução dos erros e eventos adversos8.
 
Alguns pontos que enfermeiros-líderes devem ter em mente para uma boa gestão de equipe são9:
  • Considere cada membro da equipe como um todo, respeitando as individualidades
  • Reconheça as habilidades e potencialidades de cada membro
  • Ofereça oportunidades para cada membro, permitindo suas participações
  • Ouça as opiniões e estabeleça diferentes formas de se comunicar
Além disso, para que o profissional que exerce liderança na enfermagem desenvolva habilidades de comunicação com sua equipe, é importante participar de todo o processo de cuidado, que envolve pacientes, famílias e membros da equipe multiprofissional9.

Administração de conflitos

Um dos principais desafios dos líderes em enfermagem se refere a administrar conflitos, sejam questões internas da equipe ou que envolvem os demais profissionais de saúde2. Em uma UTI – um ambiente de trabalho tenso e estressante –, superar as diferenças é algo extremamente necessário2.

E é na equipe de enfermagem que se tem um espaço para construir novos laços e relações, em que2:
  • O respeito à diversidade esteja presente
  • A comunicação seja um instrumento e não um entrave
  • Sejam construídas relações mais harmônicas e democráticas
A colaboração, em todos os níveis de hierarquia, e a comunicação positiva na UTI facilitam o atendimento aos pacientes e as tomadas de decisões10. Por outro lado, conflitos entre os membros da equipe, as limitações ambientais e a falta de um espaço reservado para discussão dos casos são os principais causadores de frustração e empecilhos10.

Treinamento e desenvolvimento profissional

Sendo a UTI um ambiente interativo e complexo, é importante estar preparado para o exercício da liderança na enfermagem3. No entanto, estudos demonstram que o aprendizado sobre liderança no transcorrer do curso de graduação não foi suficiente para os enfermeiros3.
 
Por isso, o treinamento e desenvolvimento de liderança deve ser contínuo, iniciado na graduação e trabalhado ao longo da vida, com o objetivo de atender às exigências das instituições e de promover a satisfação pessoal e profissional do enfermeiro3.



Muitos enfermeiros estão optando por realizar cursos de especialização, com especial destaque para a enfermagem na unidade de terapia intensiva4. Entre oficinas on-line, seminários profissionais e cursos de pós-graduação, existem hoje uma série de opções para os profissionais da enfermagem que desejam aprender mais sobre gestão de pessoas e habilidades de liderança.

A educação contínua é uma ferramenta fundamental para garantir a comunicação eficaz e outras habilidades importantes para um bom líder11. É importante pontuar, ainda, que é também papel das organizações de saúde investir no aprimoramento e desenvolvimento dessa competência nos profissionais de enfermagem12.

Impacto na qualidade do atendimento ao paciente

Os líderes são os principais responsáveis pela melhoria do desempenho das equipes de enfermagem, desenvolvendo, implementando e monitorizando a gestão do serviço13. Inclusive, estudos mostram que a liderança influencia diretamente na melhoria da qualidade dos cuidados13.
 
Para essa mensuração, é importante, claro, o estabelecimento de metas para um cuidado de qualidade14. Mas também é importante considerar os comportamentos gerais de liderança na enfermagem que influenciam os resultados – não só do ponto de vista técnico, mas também pessoal, pois a qualidade dos serviços de saúde está ligada também à satisfação profissional dos enfermeiros13.

São eles13:
  • O líder demonstrar reconhecimento pelos outros membros da equipe;
  • As ações do líder serem orientadas para o desenvolvimento dos enfermeiros em geral;
  • A forma como o líder se comunica com os seus “liderados”;
  • A forma como o líder incentiva o espírito inovador no seu serviço.
Essas ideias evidenciam que a busca por melhores condições de trabalho para os enfermeiros – muitas vezes sobrecarregados mentalmente – tem tudo a ver com a qualidade do serviço, e que vocês, líderes em enfermagem, são peças fundamentais nessa busca por melhorias 13.

Referências
1. Balsanelli AP, Cunha ICKO. Liderança do enfermeiro em unidade de terapia intensiva e sua relação com ambiente de trabalho. Rev.Latino-Am.Enferm. [Internet]. 2015;23(1). Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0150.2531 Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
2. Gelbcke FL, Souza LA, Sasso GMD, Nascimento E, Bulb MBC. Liderança em ambientes de cuidados críticos: reflexões e desafios à Enfermagem Brasileira. Rev.Bras.Enferm. [Internet]. 2009;62(1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/L7NVY4MfxfM56V4JJT69Tjr/# Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
3. Balsanelli AP, Cunha ICKO, Whitaker IY. Estilos de liderança e perfil profissional de enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva. ActaPaul.Enferm. [Internet]. 2008;21(2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-21002008000200011 Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
4. Balsanelli AP, Cunha ICKO. Liderança ideal e real dos enfermeiros de Unidade de Terapia Intensiva em hospitais privados e públicos. CogitareEnferm. [Internet]. 2016;21(1). Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/42129 Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
5. Carvalho ASA, Santos FF, Viana ER. Atuação e liderança do enfermeiro frente à parada cardiorrespiratória na unidade de terapia intensiva. Persp.Online [Internet]. 2015;18(5). Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/765/712 Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
6. Oliveira F. Habilidades para tomada de decisão na enfermagem: revisão integrativa. Universidade Federal de Minas Gerais [Internet]. 2012. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DSJ8W/1/habilidades_para_tomada_de_decisao_na_enfermagem_revisao_integrativa.pdf Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
7. Eduardo EA, Pares AM, Almeida ML, Roglio KD, Bernardino E. Análise de modelo de tomada de decisão de enfermeiros gerentes: uma reflexão coletiva. Rev.Bras.Enferm. [Internet]. 2015;68(4). Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/wzd3wPLxyR94vnvdmwP6mWK/ Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
8. Lima EC. A liderança do enfermeiro no Centro de Terapia Intensiva. Universidade de São Paulo [Internet]. 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-05012016- 140908/publico/ELAINECANTARELLALIMA.pdf Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
9. Guedes-Silva D, Silva DV, Rosado SM. A comunicação como ferramenta de liderança para o enfermeiro no processo de trabalho. RCTRN [Internet]. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/310797035_A_COMUNICACAO_COMO_FER RAMENTA_DE_LIDERANCA_PARA_O_ENFERMEIRO_NO_PROCESSO_DE_TRABA LHO Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
10. Conz CA, Aguiar RS, Reis HH, Pinto MCJ, Mira VL, Merighi MAB. Atuação de enfermeiros líderes de Unidade de Terapia Intensiva: abordagem compreensiva. Eferm.Foco [Internet]. 2019;10(4). Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2196/603 Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
11. Amestoy SC, Pacheco LF, Guanilo MEE, Trindade LL, Silva CN. Exercício da liderança do enfermeiro em unidade de terapia intensiva. J.Nurs.Health [Internet]. 2014;4(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/4271/3915 Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
12. Moura AA, Bernardes A, Balsanelli AP, Zanetti ACB, Gabriel CS. Liderança e satisfação no trabalho da enfermagem: revisão integrativa. ActaPaul.Enferm. [Internet]. 2017;30(4). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700055 Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
13. Fradique MJ, Mendes L. Efeitos da liderança na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem. Ref.Rev.Enf. [Internet]. 2013;3(10). Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3882/388239969010.pdf Acessado em: 2 de janeiro de 2024.
14. Lima EC, Bernardes A, Baldo PL, Maziero VG, Camelo SHH, Balsanelli AP. Incidentes críticos relacionados à liderança do enfermeiro em Centros de Terapia Intensiva. Rev.Bras.Enferm. [Internet]. 2017;70(5). Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/GtVjFRy8wfjNdTxM4SBXMPd/?format=html&lang=pt# Acessado em: 2 de janeiro de 2024.

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