Menu

Close

Atualização em EnfermagemAtualização em Enfermagem

    

Enfermagem na PráticaImunizaçãoOncologiaHospitalarOutros TemasGuidelines
Bem-estarEventosTreinamentosPara seu PacientePara seu Paciente

    

Conteúdos EducacionaisCampanhas de ConscientizaçãoProgramas Pfizer de SuporteFerramentas para gerenciamento da Saúde

< Voltar à Enfermagem na Prática

Novas tecnologias na enfermagem e os impactos na melhoria da assistência ao paciente


Com o avanço da revolução digital, ferramentas inovadoras estão sendo incorporadas à área da saúde com o objetivo de otimizar os cuidados e melhorar a qualidade da assistência ao paciente. As novas tecnologias na enfermagem desempenham um papel importante neste cenário em constante evolução1.

Desde a coleta de dados, passando por prontuários eletrônicos, até soluções de gestão, estes recursos de tecnologia e saúde permitem novas abordagens que podem contribuir para a melhoria da sua assistência de enfermagem1.  
 

Recursos tecnológicos para a enfermagem

Com uma gama cada vez maior de novas tecnologias, os profissionais de enfermagem têm acesso a recursos que transformam sua prática e aprimoram a experiência do paciente2
 

1. Inteligência artificial

O assunto do momento nos mais diversos setores da sociedade é o impacto que as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) terão no mundo do trabalho. Como em outros campos, essas ferramentas prometem revolucionar também a saúde e se consolidar como uma nova tecnologia na enfermagem3.
O uso de IA possibilita, por exemplo, prever erros, diminuir riscos e antever a progressão de doenças através da sua capacidade de análise de dados3. Ferramentas mais avançadas permitem até mesmo adaptar tratamentos para os genes, estilos de vida e preferências dos pacientes4.

A IA também tem impacto na análise operacional dos serviços de saúde3. Entre os possíveis avanços está, por exemplo, a implantação de sistemas que reconhecerão a voz do profissional e registrarão o que está sendo dito, poupando tempo e evitando que o profissional tenha que digitar as informações sobre o paciente3.

Mas a popularização da inteligência artificial tem sido acompanhada de apreensão5. Segundo estudo da KPMG 5, 84% dos brasileiros afirmam que confiam na tecnologia, mas, ao mesmo tempo, 82% dos respondentes manifestaram preocupação com os riscos do uso de IA. A perda de emprego está entre as principais questões que levantam dúvidas nos entrevistados.

Uma pesquisa que trata desse cenário na enfermagem afirma que máquinas inteligentes não poderão substituir seres humanos no processo do cuidado, mas destaca a importância de os profissionais de enfermagem compreenderem e assumirem novas tecnologias como assistentes e parte da profissão3.
 

2. Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico do paciente é uma das novas tecnologias na enfermagem que têm causado um impacto significativo. Essa inovação digital substitui os registros em papel, proporcionando uma abordagem mais eficiente e abrangente para a documentação e o gerenciamento de informações6.

Há diversas vantagens no uso dos prontuários eletrônicos, por exemplo6

  • ser totalmente legível;
  • diminuir redundância das informações; 
  • integração rápida com outros sistemas; 
  • acesso rápido e remoto.

Como já vimos, esta comunicação efetiva impacta o atendimento mesmo durante uma intercorrência na enfermagem. Não à toa, um projeto de lei em trâmite no Congresso quer criar um prontuário eletrônico único para o SUS7.

Mas, embora uma realidade completamente digital ainda esteja distante, há avanços na disponibilidade de dados de pacientes de forma eletrônica. Entre os enfermeiros, as anotações digitais de enfermagem aumentaram de 66% em 2019 para 81% em 2022; o histórico e as anotações clínicas do paciente, de 72% para 85%; e as imagens e exames radiológicos, de 52% para 65%2.

3. Telenfermagem


As consultas virtuais permitem que os enfermeiros forneçam aconselhamento, monitorem o progresso e ofereçam suporte a pacientes que não podem comparecer pessoalmente a clínicas e hospitais. Essa nova tecnologia na enfermagem é particularmente valiosa em casos de acompanhamento pós-alta ou para pacientes com mobilidade limitada2.

Com a pandemia da Covid-19, a teleconsulta foi uma das novas tecnologias na enfermagem adotadas de forma emergencial. Agora, a prática já está regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), assegurando a atuação da profissão na saúde digital8. Em 2022, 26% dos enfermeiros em todo o país utilizaram a teleconsulta2.

E embora tenha ganhado relevância em um momento de crise, a telenfermagem já se mostrou eficaz em outras frentes, como na solução de dúvidas sobre sintomas, medicamentos ou efeitos colaterais, e ao ampliar o acesso dos usuários aos serviços de saúde com qualidade, segurança e eficácia9.
 

4. Monitoramento remoto


Outro tipo de tecnologia na saúde que permite cuidados à distância é o monitoramento remoto10. O telemonitoramento se caracteriza pelo acompanhamento de saúde do paciente através de dispositivos que enviam dados até um centro especializado de monitoramento, interpretação e análise, sendo uma das mais importantes aplicações da telemedicina10.

O acompanhamento remoto pode ser feito por vários métodos, como por exemplo10:

  • ligações telefônicas;
  • tecnologias vestíveis, como pulseiras eletrônicas;
  • aplicativos de smartphones;
  • medidores de glicose para o controle de diabetes; 
  • monitores de frequência cardíaca e pressão arterial.

Assim como as teleconsultas, o monitoramento remoto também foi uma das novas tecnologias na enfermagem que cresceu durante a pandemia, e chegou a ser realizado em 20% dos estabelecimentos de saúde do país, mas dados mais recentes mostram um retrocesso: em 2022, esse número caiu para 13%2.

Mesmo assim, esta nova tecnologia na enfermagem cresceu: em 2019, o monitoramento remoto de pacientes era realizado por 16% dos enfermeiros e passou a ser utilizado por 29% deles em 20222. Entre os médicos, a prática foi de 9% para 23% no mesmo período2.

 

5. Aplicativos móveis

Aplicativos móveis específicos para enfermagem atuam em diversas dimensões da profissão, como com recursos educacionais, provendo informações que vão desde higienização das mãos até reanimação cardiopulmonar11, e favorecendo a gestão em saúde, através da otimização da comunicação entre os profissionais, a obtenção e registro de dados e a tomada de decisões12.

De modo geral, o foco é assistencial12. Há soluções, por exemplo, que fornecem uma visão de todas as tarefas diárias que precisam ser realizadas pelos profissionais durante os seus turnos11. Existem ainda funcionalidades como guias de medicamentos, calculadoras de dosagem e informações sobre procedimentos.

Novas tecnologias na enfermagem e apps podem, sem dúvida, auxiliar consideravelmente no seu dia a dia enquanto profissional de saúde8, mas, por outro lado, é preciso cuidado, já que pesquisas mostram que muitas das informações disponíveis não são embasadas em evidências científicas12. A solução, segundo pesquisadores, é promover treinamentos específicos para uso desses aplicativos12, além de, claro, acessar apenas fontes de confiança. 

Quer receber mais informações como esta? Faça seu cadastro aqui e acesse nossos conteúdos e atualizações em primeira mão.

Referências
1. Cohen D, Furstenthal L, Jansen L. The essentials of healthcare innovation.  McKinsey & Company. 2023. Disponível em: https://www.mckinsey.com/capabilities/strategy-and-corporate-finance/our-insights/the-essentials-of-healthcare-innovation. Acesso em: 15 de agosto de 2023.
2. Cetic.br. Pesquisa TIC Saúde 2022 sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos estabelecimentos de saúde brasileiros. CETIC.br. 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-estabelecimentos-de-saude-brasileiros-tic-saude-2022/. Acesso em: 15 de agosto de 2023.
3. Aydogdu ALF. Inteligência artificial e enfermagem: reflexão sobre o uso de tecnologias no processo de cuidar. Rev. Enfer. UFJF. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/article/view/37017/24971. Acesso em: 15 de agosto de 2023.
4. Douthit BJ, et al. How artificial intelligence is transforming the future of nursing. My American Nurse. 2020;15(9). Disponível em: https://www.myamericannurse.com/wp-content/uploads/2020/07/an9-focus-Technology-824.pdf. Acesso em: 14 de agosto de 2023.
5. Meylan F, Santana R. Brasileiros atentos à Inteligência Artificial. KPMG Business Insight. 2023;96. Disponível em: https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/br/pdf/2023/4/Artigo-96-Brasileiros-atentos-a-Inteligencia-Artificial.pdf Acesso em: 15 de agosto de 2023.
6. Chiavegatto Filho ADP, Ferrari I. Uso de Big Data em Saúde no Brasil: Perspectivas e Desafios de Conformidade com a Lgpd. In: Aith F, Dallari A. LGPD na Saúde Digital. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais. 2022. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/11-uso-de-big-data-em-saude-no-brasil-perspectivas-e-desafios-de-conformidade-com-a-lgpd-lgpd-na-saude-digital/1620615620. Acesso em: 15 de agosto de 2023.
7. Brasil. Projeto de Lei 3814/2020, de maio de 2021. Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), e a Lei nº 13.787, de 27 de dezembro de 2018. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2283910. Acesso em: 15 de agosto de 2023.
8. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN Nº 696/2022. Normatiza a atuação da Enfermagem na Saúde Digital no âmbito do SUS, bem como na saúde suplementar e privada, nos termos da norma técnica em anexo que a partir desta Resolução denomina-se Telenfermagem. Diário Oficial da União. 2022 Ago 8;152(174 seção 1). Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-696-2022_99117.html. Acesso em: 14 de agosto de 2023.
9. Zluhlan LS, et al. Percepção dos enfermeiros sobre teleconsulta de enfermagem na atenção primária. Texto & Contexto. 2023;32. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/tpsytxmmjK7WgKWJTKCNByb/?lang=pt. Acesso em: 14 de agosto de 2023.
10. Paula AC, Maldonado JMSV, Gadelha CAG. Telemonitoramento e a dinâmica empresarial em saúde: desafios e oportunidades para o SUS. Revista de Saúde Pública. 2020;54. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001996. Acesso em: 15 de agosto de 2023.
11. Lima CSP, Barbosa, SFF. Aplicativos móveis em saúde: caracterização da produção científica da enfermagem brasileira. Rev. Eletr. Enferm. 2019;21:53278. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ree.v21.53278. Acesso em: 14 de agosto de 2023.
12. Domingos CS, et al. Características dos aplicativos móveis disponíveis para uso da enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2022;15(7):e10595. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/10595 . Acesso em: 15 de agosto de 2023.



PP-CMR-BRA-0567

Receba as últimas novidades pelo WhatsApp

Compartilhamos os melhores conteúdos de enfermagem através de nossa conta verificada. 
PP-UNP-BRA-5053

Participe
Loading
Gostaria de receber nossas comunicações e ativações? 

Tenha acesso em primeira mão a novos conteúdos e atualizações. 
PP-CMR-BRA-0499 

Cadastre-se aquiLoading
Orientações para seu paciente

Ajude na jornada de seus pacientes com Programas de Suporte, apoio ao tratamento e mais.
PP-CMR-BRA-0476

Confira os recursos Loading
InFarmácia - Atualize-se com a Pfizer

Plataforma gratuita para profissionais de farmácia, com videoaulas para potencializar suas habilidades
PP-CMR-BRA-0476

Acesse a Plataforma Loading
Tem alguma dúvida?

Prazer, Fabi!
Nossa Assistente Virtual está disponível 24h por dia. Tire suas dúvidas de forma prática!
PP-UNP-BRA-1652

Converse com a FabiLoading

PP-UNP-BRA-4886

O conteúdo desse site é exclusivo para Enfermeiros com registro no Coren. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.

Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui

 

Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso


PP-UNP-BRA-4886
 

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.

Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 

Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.

PP-PFE-BRA-3176

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176