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Agendamento de consulta médica: conheça maneiras de otimizar essa função e melhorar o atendimento

Oferecer um bom atendimento em clínicas e hospitais inclui ter mecanismos práticos de marcação de consulta. Afinal, essa é a primeira experiência que o paciente terá durante sua jornada no local. Por isso, investir em maneiras de otimizar o agendamento de consulta médica é fundamental para aumentar a satisfação dos pacientes - e, consequentemente, o ganho financeiro - e ainda manter o atendimento fluindo todos os dias. A seguir, confira algumas dicas de como facilitar esse serviço. 

Abaixo, veja o conteúdo do infográfico em formato de texto:

 

Agendamento de consulta médica

POR QUE É IMPORTANTE OTIMIZAR ESSE SERVIÇO?

  • Organiza a rotina da clínica – otimizar o agendamento garante que todos os profissionais sejam mais produtivos nos dias de trabalho; 
  • Facilita o trabalho da recepção – uma agenda organizada permite que recepcionistas possam lidar com imprevistos ou atrasos de forma mais assertiva; 
  • Melhora a experiência do paciente – além de garantir que todos os horários do dia estejam ocupados, uma agenda organizada também cria uma boa experiência e aumenta as chances de o paciente recomendar o serviço para outras pessoas.

Lembre-se que a agenda deve trabalhar a seu favor! A organização de horários é importante para criar um fluxo de trabalho produtivo. Nesse sentido, ela precisa ser uma ferramenta facilitadora e não um obstáculo na produtividade e no atendimento do consultório. 

6 FORMAS DE OTIMIZAR O AGENDAMENTO DE CONSULTAS

1. Mantenha uma agenda online

Além de acompanhar alterações em tempo real, o que facilita a vida do médico e da equipe da recepção, a versão digital da agenda evita a necessidade de rasuras e eventuais anotações ilegíveis.


2. Crie uma lista de espera

Imprevistos acontecem e alguns pacientes podem desmarcar consultas em cima da hora. É importante ter uma lista de espera acessível, com nome e contato do paciente, para conseguir encaixá-lo no atendimento. 

  • Isso mostra eficiência e cuidado com a pessoa que necessita da consulta, criando uma imagem positiva do atendimento.


3. Tenha atenção ao tempo de consulta

Pacientes que chegam à clínica pela primeira vez precisam de mais tempo para explicarem seus sintomas e o que levou eles ao consultório. Já aqueles que estão voltando com exames ou pacientes de rotina costumam ter consultas mais rápidas. 

  • Saber diferenciar isso é fundamental para organizar a agenda e evitar atrasos entre as consultas.


4. Crie mecanismos de confirmação

Lembretes por meio de SMS, mensagens de Whatsapp ou ainda enviados por e-mail ajudam a lembrar o paciente de seu horário e aumentam o número de consultas no dia a dia.


5. Use os apps de conversas ao seu favor

Quando um médico fica doente ou tem algum imprevisto, é possível enviar uma mesma mensagem para todos os pacientes do dia de forma simultânea. Além de eficiente, a ação irá poupar horas de ligações e conversas feitas manualmente pela equipe da recepção.


6. Ofereça agendamento online

Já existem softwares disponíveis para hospitais e clínicas que permitem o agendamento feito pelo próprio paciente. Ele pode escolher o especialista que deseja encontrar e gerenciar a própria agenda de forma rápida. 

  • Softwares desse tipo oferecem envios de lembretes automáticos, facilitando ainda mais a gestão do seu consultório. 


AUTOMATIZAR OU NÃO, EIS A QUESTÃO

Principalmente depois da pandemia de coronavírus, surgiram no mercado diversos softwares, envolvendo inteligência artificial, que possibilitam:

  • Marcar consultas;
  • confirmar agendamentos;
  • remarcar horários;
  • Responder perguntas simples, que não necessitam interação humana. 

Para saber se faz sentido adotar a tecnologia na sua empresa, avalie:

  • O perfil dos seus pacientes - nem todos se sentem confortáveis em interagir com mecanismos automáticos, como pessoas de mais idade e que não estão habituadas com a tecnologia, por exemplo. Se achar necessário, faça uma pesquisa com alguns pacientes para ver o que eles acham.
  • A reputação da empresa que pretende contratar - busque empresas sólidas no mercado e que garantam uma experiência satisfatória. Nada pior para o seu negócio do que pacientes insatisfeitos e que encontram dificuldades para conseguir informações sobre atendimentos.


Referências
https://www.medplus.com.br/como-automatizar-a-confirmacao-de-consultas-e-exames-com-o-medplus/ - acessado em 29/06/2022
https://www.4medic.com.br/blog/agendamento-de-consultas-saiba-como-administrar-de-maneira-eficiente/ - acessado em 29/06/2022
https://xbsoftware.com/blog/how-to-improve-medical-appointment-scheduling/ - acessado em 29/06/2022
https://blog.iclinic.com.br/otimizar-agendamento-de-consultas-na-clinica/ - acessado em 29/06/2022
https://wellapp.com/blog/patient-scheduling/ - acessado em 29/06/2022



 

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