Menu
Close
Como melhorar a comunicação entre médico e paciente?
Melhorar a relação médico e paciente está ligada à assertividade no diagnóstico, além de contribuir para a adesão ao tratamento e fidelização, mas principalmente ao modo como o paciente é tratado, seja dentro ou fora do consultório. Veja detalhes que podem fazer a diferença no relacionamento com seus pacientes e incorpore-os à sua rotina profissional até que se tornem hábitos.
TENHA EMPATIA
Colocar-se no lugar do outro e entender como a pessoa está se sentindo, possíveis emoções, dúvidas e preocupações, é fundamental. Estabeleça uma relação amigável, com respeito, atenção e carinho, para que o paciente sinta-se à vontade para contar o que o aflige.
CONHEÇA SEUS PACIENTES A FUNDO
Converse com o paciente abertamente. Busque saber quais problemas quer resolver e quais as expectativas com o tratamento. Dê liberdade ao paciente para falar, incentive com perguntas e deixe que ele fale sobre coisas que não são diretamente ligadas ao tratamento. Entender o ambiente que o paciente vive e com o que trabalha, por exemplo, pode ajudar no diagnóstico.
USE O RAPPORT A SEU FAVOR
Rapport é uma técnica do ramo das vendas, mas que pode ser aplicada em qualquer tipo de relação. Adapte seu tom de voz, seus gestos e o jeito de se comunicar à forma usada pelo o paciente. O atendimento fica mais personalizado.
Se o paciente gesticula, gesticule também. Se ele tem um tom de voz baixo, fale no mesmo tom, por exemplo. Esses pequenos detalhes criam, inconscientemente, a sensação de pertencimento, sincronização e confiança.
EVITE ATRASOS
Ninguém gosta de ficar esperando o médico por muito tempo. Esse comportamento desgasta muito o relacionamento entre o médico e o paciente. Todos podem ter imprevistos, mas evite ultrapassar dez minutos de atraso.
INVISTA NO PÓS-ATENDIMENTO
Não encerre a relação quando o paciente sai do seu consultório. Procure interagir com ele para verificar se está seguindo o tratamento corretamente ou se tem alguma dúvida, por exemplo.
Além de demonstrar cuidado e preocupação com a recuperação dele, é uma forma de aquecer o relacionamento. Isso ajuda a desenvolver confiança e gratidão, que pode se converter em fidelização.
APOSTE EM DIFERENTES CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Na era da tecnologia, atue em diversas frentes, como WhatsApp, e-mail, redes sociais e telefone. Algumas pessoas perderam o hábito de ligar e/ ou preferem ser contatadas via mensagem. É uma forma rápida, direta e não invasiva de se comunicar nos seguintes casos, por exemplo:
● Marcar consultas;
● Confirmar consultas;
● Dar felicitações;
● Fazer o pós-atendimento.
Nas redes sociais, você pode compartilhar informações sobre saúde e também mostrar um pouco do seu dia a dia, uma maneira de humanizar a figura do médico.
Referências
https://www.doctormax.com.br/9-dicas-para-melhorar-o-relacionamento-com-seu-paciente/- acessado em 21/02/2022;
https://clinicanasnuvens.com.br/blog/5-problemas-mais-comuns-entre-medicos-e-pacientes/- acessado em 21/02/2022;
https://telemedicinamorsch.com.br/blog/relacao-medico-paciente- acessado em 21/02/2022.
PP-UNP-BRA-0144
Você também pode gostar
Atualize-se sobre os principais aspectos da Telemedicina que são fundamentais para a carreira médica.
PP-UNP-BRA-3855
PP-PFE-BRA-3178
PP-UNP-BRA-3855
O conteúdo desse site é exclusivo para Estudantes de Medicina. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.
Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui
Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso
PP-UNP-BRA-3855 | PP-UNP-BRA-4661
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176