Menu
Close
Medicina fora do Brasil: entenda o que é preciso para atuar no exterior
O sonho de conseguir uma oportunidade de trabalho em outro país é comum a muitos brasileiros, nas mais diversas profissões. Na Medicina, apesar das diferenças no funcionamento dos sistemas de saúde pública, também há a possibilidade de fazer essa mudança e trabalhar no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, aproximadamente 25% dos médicos atuantes são estrangeiros.
Os médicos brasileiros podem exercer a profissão em outro país, desde que cumpram os requisitos legais, especialmente a equivalência de diploma. Continue a leitura para se informar sobre as exigências de países que oferecem boas condições de trabalho e de vida para aqueles que querem praticar medicina fora do Brasil.
Bons salários e condições de trabalho fazem dos Estados Unidos um dos principais destinos de profissionais que querem atuar com medicina no exterior. Médicos especialistas recebem, em média, 230 mil dólares ao ano no país, enquanto os generalistas têm um ganho de aproximadamente 161 mil dólares anualmente.
Para poder exercer medicina nos EUA, brasileiros devem:
A prova exigida se chama USMLE, que significa United States Medical Licensing Examination, e funciona em três etapas:
1. Teoria básica - virtualmente, um exame é aplicado para testar o conhecimento teórico do profissional, relacionado a áreas como anatomia, fisiologia, nutrição e farmacologia. São cerca de 280 questões divididas em blocos temáticos, a serem respondidas em oito horas de prova.
2. Conhecimentos específicos - com foco na avaliação do conhecimento clínico do médico, a segunda etapa se divide em dois momentos:
3. Atendimento - dividida em dois dias, a terceira etapa testa as habilidades do médico, tanto em relação ao diagnóstico, quanto ao atendimento e cuidados. Ela é realizada por meio de cerca de 400 questões de múltipla escolha.
Ao alcançar um bom desempenho nessas três etapas do USMLE, o profissional garante que tem o conhecimento médico necessário e, portanto, aptidão para trabalhar nos EUA. Para facilitar o processo, além do certificado que revalida o diploma do médico brasileiro, o Comitê Nacional sobre Educação Médica Estrangeira e Acreditação (NCFMEA) também avalia as universidades que esses profissionais se formaram, a fim de analisar a equivalência dos estudos com a medicina praticada nos EUA.
Atenção: todos os testes são aplicados em inglês, para testar também a proficiência no idioma.
O Canadá busca por estrangeiros que desejam morar e trabalhar no país. Na área da saúde, um médico especialista ganha aproximadamente 160 mil dólares anualmente, enquanto generalistas faturam cerca de 107 mil dólares. Para exercer medicina no país, brasileiros precisam realizar duas provas:
1. Medical Council of Canada Evaluating (MCCEE) - são aproximadamente 180 questões de múltipla escolha a serem respondidas em até quatro horas. O exame aborda temas como saúde mental, infantil e ética.
2. Medical Council of Canada Qualifying Examination (MCCQE) - teste que possui etapa prática e teórica e tem por objetivo qualificar o médico para a prática da medicina no país.
Atenção: as provas podem ser realizadas tanto em inglês quanto em francês, que são os dois idiomas falados no Canadá.
Brasileiros que desejam se mudar para a região de Ontário precisam também:
Diferente dos Estados Unidos e do Canadá, os países da União Europeia exigem que os médicos tenham ao menos uma especialização, de modo que devem ter uma residência ou título de especialista em alguma área. Além disso, é preciso também realizar uma prova de conhecimentos gerais da medicina, com conteúdo similar ao que é cobrado nas avaliações de residência no Brasil.
Cada país do bloco pode, no entanto, exigir o cumprimento de regras específicas. Na Espanha, por exemplo, há uma análise da documentação enviada e, para exercer uma especialidade, é necessário que o profissional preste a prova de Médica Residente Interno. Ela consiste em 225 questões múltipla escolha sobre diversas temáticas da medicina. Importante estar atento também à necessidade de comprovação de proficiência em espanhol.
Já em Portugal, é preciso solicitar o registro para a Ordem dos Médicos de Portugal. As universidades portuguesas que possuem curso de medicina abrem um edital a cada ano para receber essas solicitações. O processo consiste em quatro partes:
Há um acordo da Universidade do Chile com países latino-americanos que facilita bastante os trâmites de reconhecimento da formação médica e habilitação para atuação no país. Assim, não é preciso realizar uma prova específica. Quem deseja morar lá, deve apresentar todos os documentos de graduação profissional.
Atenção: há a possibilidade do currículo não se enquadrar nas exigências. Nesses casos, é necessário que o profissional faça o exame Revalida.
Referências
https://blog.imedicina.com.br/que-tipo-de-registro-preciso-ter-para-ser-medico-fora-do-brasil-artigo-st/ - acessado em 21/10/2022;
https://www.ipemed.com.br/blog/medicina-fora-do-brasil-e-possivel-revalidar-o-diploma-para-exercer - acessado em 21/10/2022;
https://www.medway.com.br/conteudos/melhores-paises-para-trabalhar-como-medico/- acessado em 21/10/2022;
https://medcoachresidencia.com.br/noticias-medicina/veja-o-que-e-preciso-para-atuar-como-medico-fora-do-brasil/- acessado em 21/10/2022;
https://querobolsa.com.br/revista/medicina-no-exterior-como-exercer-a-profissao-no-brasil-com-diploma-de-outro-pais- acessado em 21/10/2022;
https://www.universidadedointercambio.com/medicina-nos-eua-o-que-e-usmle/ - acessado em 21/10/2022.
PP-UNP-BRA-1015
Você também pode gostar
Atualize-se sobre os principais aspectos da Telemedicina que são fundamentais para a carreira médica.
PP-UNP-BRA-3855
PP-PFE-BRA-3178
PP-UNP-BRA-3855
O conteúdo desse site é exclusivo para Estudantes de Medicina. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.
Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui
Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso
PP-UNP-BRA-3855 | PP-UNP-BRA-4661
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176