Menu
Fechar
Example content
Menu
Close
Carreira e Tecnologia
Conteúdos para ler, assistir e ouvir com foco em você Doutor@
Saúde 4.0: o que é e quais os benefícios para a comunidade médica e os pacientes?
A Saúde 4.0 consiste no uso e desenvolvimento de soluções tecnológicas na medicina. São ferramentas capazes de otimizar processos, ampliando o acesso e melhor atendimento medico à população. Entre esses recursos estão a Inteligência Artificial (IA), Big Data, Robótica e Internet das Coisas (IoT).
Outro exemplo é a telemedicina, fundamental nos períodos de distanciamento social impostos pela pandemia da Covid-19. Segundo dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), entre 2020 e 2021, ao menos metade dos brasileiros usaram o serviço para consultas médicas. Confira, neste artigo, como a utilização de recursos tecnológicos se estabelece cada vez mais como importante aliada para garantir acesso e melhor assistência em saúde.
O conceito de Saúde 4.0 é definido da seguinte forma pela Organização Mundial da Saúde (OMS):
“Saúde 4.0 é o campo do conhecimento associado com o desenvolvimento e uso de novas tecnologias para melhorar a saúde. A Saúde 4.0 expande o conceito de e-Saúde para incluir consumidores digitais, abrangendo smart-devices e equipamentos conectados à internet. O conceito também abrange outros usos da tecnologia na saúde, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data e Robótica”.
Também de acordo com a OMS, a Saúde 4.0 tem por objetivo:
Vale destacar que o uso das tecnologias na saúde não é uma novidade. Afinal, há anos o dia a dia em clínicas e hospitais envolve a utilização de computadores, aparelhos de Raio-X, ressonância magnética, entre outras ferramentas. Ferramentas indispensáveis tanto quanto as que estão inseridas no conceito da Saúde 4.0.
O investimento em conhecimento e recursos de tecnologia na saúde acelerou a partir de 2020 no Brasil. Os médicos passaram a contar com o sistema e-Saúde, que funciona como certificado de assinatura digital para emitir receitas e pedidos de exames. Também na esfera pública, os Ministérios da Saúde (MS) e o de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), criaram o programa Câmara da Saúde 4.0.
A iniciativa busca o uso de soluções tecnológicas na saúde e reúne representantes de institutos de pesquisa, universidades e iniciativa privada. A Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) é uma das organizações apoiadoras do programa e, inclusive, conta com uma publicação na qual apresenta propostas para impulsionar a integração entre tecnologia e medicina.
Também no âmbito público, o MS aprimorou o projeto Conecte-SUS, a partir de plataforma voltada para os profissionais da área, permitindo o compartilhamento e acesso de dados dos pacientes por todas as unidades de saúde. Até 2028, o governo trabalhará na Estratégia de Saúde Digital (ESD), que tem como prioridades:
1. Governança e liderança para a ESD;
2. Informatização dos três Níveis de Atenção;
3. Suporte à Melhoria da Atenção à Saúde;
4. O usuário como protagonista;
5. Formação e capacitação de recursos humanos;
6. Ambiente e interconectividade;
7. Ecossistema de inovação.
Em unidades particulares de saúde o uso das tecnologias é mais avançado. Segundo levantamento do Observatório da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), desde 2020, 55,6% dos hospitais privados aumentaram o uso de recursos como inteligência artificial e analytics e 75% possui práticas de telemedicina.
Apesar dos avanços citados anteriormente, o Brasil precisa investir mais em tecnologia na área da saúde. Pelos critérios da Healthcare Information and Management System Society (HIMMS) - organização internacional de apoio à implantação de novas tecnologias na área da saúde - apenas nove hospitais podem ser considerados digitalizados no país. Isso porque essas unidades de saúde oferecem:
No Congresso Nacional também tramita a lei que permitirá a digitalização dos prontuários de pacientes do SUS, nacionalmente.
Os avanços tecnológicos acontecem de forma cada vez mais veloz impactando vários setores, como o da saúde. Assim, a tendência é o aprimoramento daquilo que já existe, além do surgimento de novas soluções, sempre com o intuito de melhorar as condições do exercício profissional e atendimento à população. Nesse sentido vale atenção para as seguintes ferramentas:
1. Interoperabilidade na saúde
É a integração de sistemas e plataformas de todos os setores de um hospital permitindo a troca de informações de maneira autônoma. Para tanto, essas plataformas, que em geral usam padrões diferentes, precisam seguir um mesmo protocolo. Assim, os dados de exames, laudos, imagens, entre outras anotações, serão interpretados por todos os tipos de sistemas.
2. Wearables
São dispositivos usáveis - como relógios, óculos e pulseiras - que ajudam a monitorar a saúde do paciente. A expectativa é de que com a chegada do 5G no Brasil esse acompanhamento remoto seja cada vez mais utilizado na medicina.
3. Telemedicina
Uma forte tendência para os próximos anos, também por conta da disseminação do 5G no país, é a ampliação da telemedicina. Estima-se que em pouco tempo serão criados circuitos de teleatendimento para consultas com profissionais de diversas especialidades. Isso de forma segura e a partir de uma nova abordagem médica.
4. Realidade virtual
A expansão do uso de realidade virtual para simular situações complexas em centros cirúrgicos é uma grande tendência, principalmente durante a formação de profissionais da saúde, que experimentarão diversos cenários em ambiente de baixo risco. Para os pacientes, o uso dessa tecnologia contribuirá no tratamento de problemas emocionais e redução da dor.
Profissionais da saúde e a população em geral são beneficiados de diversas maneiras a partir de recursos tecnológicos. Para quem atua na área, a lista inclui:
A intenção do uso de tecnologias na saúde é justamente proporcionar o melhor atendimento possível para o paciente. Assim, as vantagens são:
Referências
https://amb.org.br/brasilia-urgente/estudo-inedito-mostra-que-telemedicina-nunca-foi-tao-demandada-no-brasil/
https://posdigital.pucpr.br/blog/hospital-digital
https://ses.sp.bvs.br/wp-content/uploads/2016/10/Livro-saude-4.0.pdf
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/07/lancado-o-conecte-sus-profissional
https://www.totvs.com/blog/instituicoes-de-saude/interoperabilidade-na-saude/
https://medicinasa.com.br/investimento2019/
https://www.prontmed.com/blog/saude-4-0/
https://futurodasaude.com.br/5-0-saude-e-sociedade-conectadas-transformarao-a-jornada-de-cuidado/
https://portalhospitaisbrasil.com.br/as-principais-tendencias-da-tecnologia-na-saude-em-2022/
https://www.prontmed.com/blog/o-que-e-suporte-a-decisao-clinica-cds/
https://posdigital.pucpr.br/blog/saude-4-0
https://www.totvs.com/blog/instituicoes-de-saude/saude-digital/
https://nexxto.com/saude-4-0-a-revolucao-no-setor/
PP-UNP-BRA-0399
Você também pode gostar
Conteúdo em diversos formatos sobre comunicação, diversidade e cuidado com pacientes.
PP-UNP-BRA-4044
Ouça todas as temporadas do podcast focado em carreira, tecnologia e assuntos relacionados a vida médica.
Página de conteúdos EuDoutor@ com textos, infográficos, vídeos e Podcasts dedicados à vida, saúde e bem estar.
PP-UNP-BRA-4044
PP-UNP-BRA-4044
Crie sua conta de maneira rápida e acesse materiais e informações sobre produtos Pfizer, além de recursos especiais.
Material de distribuição exclusiva a profissionais habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.
Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui.
Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso
PP-UNP-BRA-1896 | PP-UNP-BRA-4067 | PP-UNP-BRA-4928
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176