Buscar

Menu

Fechar

EntrarSair Sua EspecialidadeConteúdosSua Prática EventosEu Doutor@Medicamentos

Example content

Menu

Close

Relacionamento com pacientesRelacionamento com pacientes

   

Comunicação com pacientesCuidados com pacientesDiversidade na saúde
PodcastsPodcasts

   

Diversidade na saúde4ª Temporada3ª Temporada2ªTemporada1ª Temporada
Vida e SaúdeVida e Saúde

   

Relaxamento e bem-estarSaúde do profissional da medicina
Carreira e TecnologiaCarreira e Tecnologia

   

Carreira e atualizaçãoTecnologia na medicinaTelemedicina
Atualização Médica Atualização Médica

   

AnestesiologiaCardiologiaEndocrinologiaEspecial - Cuidando do FuturoNeurologiaPsiquiatriaPediatria

Relacionamento
com pacientes

Conteúdos para ler, assistir e ouvir com foco em você Doutor@

< Voltar para Relacionamento com Pacientes

Como melhorar a comunicação entre médico e paciente?
 

Melhorar a relação médico e paciente está ligada à assertividade no diagnóstico, além de contribuir para a adesão ao tratamento e fidelização, mas principalmente ao modo como o paciente é tratado, seja dentro ou fora do consultório. Veja detalhes que podem fazer a diferença no relacionamento com seus pacientes e incorpore-os à sua rotina profissional até que se tornem hábitos. 
 

Clique aqui e acesse o episódio Comunicação na Medicina: como melhorar a relação médico-paciente no podcast Eu Doutor@.


Abaixo, veja o conteúdo do infográfico em formato de texto:

6 dicas para melhorar a comunicação entre médico e paciente


1ª DICA PARA A BOA COMUNICAÇÃO ENTRE MÉDICO E PACIENTE

TENHA EMPATIA

Colocar-se no lugar do outro e entender como a pessoa está se sentindo, possíveis emoções, dúvidas e preocupações, é fundamental. Estabeleça uma relação amigável, com respeito, atenção e carinho, para que o paciente sinta-se à vontade para contar o que o aflige.
 

2ª DICA PARA A BOA COMUNICAÇÃO ENTRE MÉDICO E PACIENTE

CONHEÇA SEUS PACIENTES A FUNDO

Converse com o paciente abertamente. Busque saber quais problemas quer resolver e quais as expectativas com o tratamento. Dê liberdade ao paciente para falar, incentive com perguntas e deixe que ele fale sobre coisas que não são diretamente ligadas ao tratamento. Entender o ambiente que o paciente vive e com o que trabalha, por exemplo, pode ajudar no diagnóstico.


3ª DICA PARA A BOA COMUNICAÇÃO ENTRE MÉDICO E PACIENTE

USE O RAPPORT A SEU FAVOR

Rapport é uma técnica do ramo das vendas, mas que pode ser aplicada em qualquer tipo de relação. Adapte seu tom de voz, seus gestos e o jeito de se comunicar à forma usada pelo o paciente. O atendimento fica mais personalizado.

Se o paciente gesticula, gesticule também. Se ele tem um tom de voz baixo, fale no mesmo tom, por exemplo. Esses pequenos detalhes criam, inconscientemente, a sensação de pertencimento, sincronização e confiança.


4ª DICA PARA A BOA COMUNICAÇÃO ENTRE MÉDICO E PACIENTE

EVITE ATRASOS

Ninguém gosta de ficar esperando o médico por muito tempo. Esse comportamento desgasta muito o relacionamento entre o médico e o paciente. Todos podem ter imprevistos, mas evite ultrapassar dez minutos de atraso.


5ª DICA PARA A BOA COMUNICAÇÃO ENTRE MÉDICO E PACIENTE

INVISTA NO PÓS-ATENDIMENTO

Não encerre a relação quando o paciente sai do seu consultório. Procure interagir com ele para verificar se está seguindo o tratamento corretamente ou se tem alguma dúvida, por exemplo. 

Além de demonstrar cuidado e preocupação com a recuperação dele, é uma forma de aquecer o relacionamento. Isso ajuda a desenvolver confiança e gratidão, que pode se converter em fidelização.


6ª DICA PARA A BOA COMUNICAÇÃO ENTRE MÉDICO E PACIENTE

APOSTE EM DIFERENTES CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Na era da tecnologia, atue em diversas frentes, como WhatsApp, e-mail, redes sociais e telefone. Algumas pessoas perderam o hábito de ligar e/ ou preferem ser contatadas via mensagem. É uma forma rápida, direta e não invasiva de se comunicar nos seguintes casos, por exemplo:

●    Marcar consultas;
●    Confirmar consultas;
●    Dar felicitações;
●    Fazer o pós-atendimento.

Nas redes sociais, você pode compartilhar informações sobre saúde e também mostrar um pouco do seu dia a dia, uma maneira de humanizar a figura do médico.

Referências
https://www.doctormax.com.br/9-dicas-para-melhorar-o-relacionamento-com-seu-paciente/- acessado em 21/02/2022;
https://clinicanasnuvens.com.br/blog/5-problemas-mais-comuns-entre-medicos-e-pacientes/- acessado em 21/02/2022;
https://telemedicinamorsch.com.br/blog/relacao-medico-paciente- acessado em 21/02/2022.


 

PP-UNP-BRA-0144

Você também pode gostar

Podcasts Eu Doutor@

Ouça todas as temporadas do podcast focado em carreira, tecnologia e assuntos relacionados a vida médica.

Ouça todos os episódios
Loading
PP-UNP-BRA-4044
Vida e saúde

Página de conteúdos EuDoutor@ com  textos, infográficos, vídeos e Podcasts dedicados à vida, saúde e bem estar.

Acesse os conteúdos
Loading

PP-UNP-BRA-4044

Carreira e Tecnologia

Acesse nossos conteúdos exclusivos dedicados à carreira e tecnologia para a área médica.

Acesse os conteúdos
Loading

PP-UNP-BRA-4044

PP-UNP-BRA-4044

Saiba mais

Crie sua conta de maneira rápida e acesse materiais e informações sobre produtos Pfizer, além de recursos especiais.

Minha ContaSairEntreCadastre-se

Material de distribuição exclusiva a profissionais habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.

Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui.

 

Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso


PP-UNP-BRA-1896 | PP-UNP-BRA-4067 | PP-UNP-BRA-4928
 

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.

Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 

Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.

PP-PFE-BRA-3176

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176