Buscar

Menu

Fechar

EntrarSair Sua EspecialidadeConteúdosSua Prática EventosEu Doutor@Medicamentos

Example content

Menu

Close

Relacionamento com pacientesRelacionamento com pacientes

   

Comunicação com pacientesCuidados com pacientesDiversidade na saúde
PodcastsPodcasts

   

Diversidade na saúde4ª Temporada3ª Temporada2ªTemporada1ª Temporada
Vida e SaúdeVida e Saúde

   

Relaxamento e bem-estarSaúde do profissional da medicina
Carreira e TecnologiaCarreira e Tecnologia

   

Carreira e atualizaçãoTecnologia na medicinaTelemedicina
Atualização Médica Atualização Médica

   

AnestesiologiaCardiologiaEndocrinologiaEspecial - Cuidando do FuturoNeurologiaPsiquiatriaPediatria

Relacionamento
com pacientes

Conteúdos para ler, assistir e ouvir com foco em você Doutor@

< Voltar para Relacionamento com Pacientes

Como usar as redes sociais para dar informações relevantes sobre saúde para pacientes?
 

O uso das redes sociais por médicos pode ser uma oportunidade de educar e de empoderar o paciente em relação à própria saúde e das pessoas próximas a ele, auxiliando na adoção de hábitos saudáveis e na prevenção de inúmeros problemas de saúde, além de promover mais qualidade de vida. Confira as particularidades do uso das redes sociais no marketing médico e na construção da relação profissional-paciente.
 

Por que é vantajoso o uso das redes sociais por médicos?


Há algum receio por parte da classe médica quando o assunto é utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho. A popularização do marketing médico e as constantes atualizações dessas plataformas podem gerar uma impressão ruim desse tipo de comunicação. No entanto, é preciso diferenciar o uso das redes sociais por médicos e pelo marketing convencional


Entenda os dois principais pontos divergentes:

  1. marketing médico não vê pessoas como clientes, mas sim como pacientes que precisam de auxílio em questões de saúde e qualidade de vida. 
  2. As estratégias de uso das redes sociais por médicos não são comerciais e invasivas - as publicações devem ser feitas para oferecer informação assertiva a quem busca por elas.

O marketing médico, mais especificamente o uso das redes sociais por médicos, permite:

O médico pode utilizar as redes sociais para ensinar os pacientes sobre como cuidar de seu organismo ou abordar situações em que é necessário procurar um profissional para atendimento. Além disso, em um cenário de descrédito à ciência e propagação de notícias falsas, em que há muitas informações equivocadas sobre doenças e tratamentos na internet, pode ser útil também esclarecer termos e conceitos que são confusos para aqueles que não são da área da saúde.

Estar presente nas redes sociais facilita que seu perfil seja encontrado por pacientes que estão à procura de algum especialista. Uma conta atualizada com informações corretas também confere ao profissional autoridade e confiança, o que desperta nas pessoas o interesse em serem atendidas por um médico que parece dominar a área.

O relacionamento médico-paciente é valioso para o acompanhamento de saúde e para o sucesso dos tratamentos. E essa relação se constrói a partir da junção de conhecimento, experiência e confiança. Em um cenário que pacientes buscam atendimento mais integrado, particular e individualizado, estar disponível para interação e fornecer informações de fácil acesso são caminhos para o fortalecimento da confiança.

Primeiro passo: conheça as regras do marketing médico

Antes de criar um perfil em alguma rede social e sair publicando, é preciso estar ciente de todas as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) que regulamentam as práticas do marketing médico. Por meio de algumas Resoluções, o Conselho garante que aqueles profissionais que utilizarem as redes sociais construam um trabalho sério e incontestável, garantindo a idoneidade e credibilidade dos que trabalham na área da saúde. 

Alguns documentos pautam o uso das redes sociais por médicos: a Resolução CFM nº 1974/2011; a Resolução CFM nº 2.126/2015 e o Código de Ética Médica. Em resumo, tais itens legislativos vedam o médico de:
 

Atenção: no uso das redes sociais por médicos, não cabe o sensacionalismo e autopromoção. É necessário apresentar possíveis conflitos de interesse que possam comprometer o entendimento de suas colocações e garantir a divulgação apenas de informações comprovadas cientificamente.

Por onde começar: dicas para o uso de redes sociais por médicos

Defina em quais redes sociais você deve estar presente - são diversas plataformas disponíveis e cada uma delas possui seu estilo dominante de publicação. Dessa forma, é preciso selecionar onde está seu público e qual tipo de conteúdo você está disposto a produzir. 
 

Selecione as pautas que serão abordadas em suas publicações - seus pacientes querem conhecer seu posicionamento e se informar sobre assuntos relacionados a sua especialidade. Pense em conteúdos que estejam ligados ao bem-estar, conectados à sazonalidade e possíveis problemas de saúde que ela acarreta ou sobre assuntos que estejam em pauta na mídia e no cotidiano. 

Aproveite os recursos interativos - as redes sociais são um sucesso pelo fácil acesso a conteúdos e por tangibilizar personalidades. Se você está disposto a criar um perfil para se comunicar com pacientes, também deve estar disposto a receber interações e respondê-las. Não deixe de responder comentários, sendo eles dúvidas científicas ou apenas um cumprimento.

 

No podcast Eu Doutor@, conversamos com médicas que têm utilizado as redes sociais como o novo cartão de visitas para os profissionais de saúde se apresentarem e levarem informações aos pacientes. Clique aqui e acesse esse episódio.


Referências:
https://esaudemarketing.com.br/marketing-medico/ - acessado em 21/02/2022;
https://portal.cfm.org.br/publicidademedica/pubpropaganda4.html- acessado em 21/02/2022;
https://blog.imedicina.com.br/redes-sociais-para-medicos/- acessado em 21/02/2022.



PP-UNP-BRA-0144

Você também pode gostar

Podcasts Eu Doutor@

Ouça todas as temporadas do podcast focado em carreira, tecnologia e assuntos relacionados a vida médica.

Ouça todos os episódios
Loading
PP-UNP-BRA-4044
Vida e saúde

Página de conteúdos EuDoutor@ com  textos, infográficos, vídeos e Podcasts dedicados à vida, saúde e bem estar.

Acesse os conteúdos
Loading

PP-UNP-BRA-4044

Carreira e Tecnologia

Acesse nossos conteúdos exclusivos dedicados à carreira e tecnologia para a área médica.

Acesse os conteúdos
Loading

PP-UNP-BRA-4044

PP-UNP-BRA-4044

Saiba mais

Crie sua conta de maneira rápida e acesse materiais e informações sobre produtos Pfizer, além de recursos especiais.

Minha ContaSairEntreCadastre-se

Material de distribuição exclusiva a profissionais habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.

Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui.

 

Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso


PP-UNP-BRA-1896 | PP-UNP-BRA-4067 | PP-UNP-BRA-4928
 

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.

Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 

Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.

PP-PFE-BRA-3176

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176