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Como usar as redes sociais para dar informações relevantes sobre saúde para pacientes?
O uso das redes sociais por médicos pode ser uma oportunidade de educar e de empoderar o paciente em relação à própria saúde e das pessoas próximas a ele, auxiliando na adoção de hábitos saudáveis e na prevenção de inúmeros problemas de saúde, além de promover mais qualidade de vida. Confira as particularidades do uso das redes sociais no marketing médico e na construção da relação profissional-paciente.
Há algum receio por parte da classe médica quando o assunto é utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho. A popularização do marketing médico e as constantes atualizações dessas plataformas podem gerar uma impressão ruim desse tipo de comunicação. No entanto, é preciso diferenciar o uso das redes sociais por médicos e pelo marketing convencional.
Entenda os dois principais pontos divergentes:
O marketing médico, mais especificamente o uso das redes sociais por médicos, permite:
O médico pode utilizar as redes sociais para ensinar os pacientes sobre como cuidar de seu organismo ou abordar situações em que é necessário procurar um profissional para atendimento. Além disso, em um cenário de descrédito à ciência e propagação de notícias falsas, em que há muitas informações equivocadas sobre doenças e tratamentos na internet, pode ser útil também esclarecer termos e conceitos que são confusos para aqueles que não são da área da saúde.
Estar presente nas redes sociais facilita que seu perfil seja encontrado por pacientes que estão à procura de algum especialista. Uma conta atualizada com informações corretas também confere ao profissional autoridade e confiança, o que desperta nas pessoas o interesse em serem atendidas por um médico que parece dominar a área.
O relacionamento médico-paciente é valioso para o acompanhamento de saúde e para o sucesso dos tratamentos. E essa relação se constrói a partir da junção de conhecimento, experiência e confiança. Em um cenário que pacientes buscam atendimento mais integrado, particular e individualizado, estar disponível para interação e fornecer informações de fácil acesso são caminhos para o fortalecimento da confiança.
Antes de criar um perfil em alguma rede social e sair publicando, é preciso estar ciente de todas as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) que regulamentam as práticas do marketing médico. Por meio de algumas Resoluções, o Conselho garante que aqueles profissionais que utilizarem as redes sociais construam um trabalho sério e incontestável, garantindo a idoneidade e credibilidade dos que trabalham na área da saúde.
Alguns documentos pautam o uso das redes sociais por médicos: a Resolução CFM nº 1974/2011; a Resolução CFM nº 2.126/2015 e o Código de Ética Médica. Em resumo, tais itens legislativos vedam o médico de:
Atenção: no uso das redes sociais por médicos, não cabe o sensacionalismo e autopromoção. É necessário apresentar possíveis conflitos de interesse que possam comprometer o entendimento de suas colocações e garantir a divulgação apenas de informações comprovadas cientificamente.
Defina em quais redes sociais você deve estar presente - são diversas plataformas disponíveis e cada uma delas possui seu estilo dominante de publicação. Dessa forma, é preciso selecionar onde está seu público e qual tipo de conteúdo você está disposto a produzir.
Selecione as pautas que serão abordadas em suas publicações - seus pacientes querem conhecer seu posicionamento e se informar sobre assuntos relacionados a sua especialidade. Pense em conteúdos que estejam ligados ao bem-estar, conectados à sazonalidade e possíveis problemas de saúde que ela acarreta ou sobre assuntos que estejam em pauta na mídia e no cotidiano.
Aproveite os recursos interativos - as redes sociais são um sucesso pelo fácil acesso a conteúdos e por tangibilizar personalidades. Se você está disposto a criar um perfil para se comunicar com pacientes, também deve estar disposto a receber interações e respondê-las. Não deixe de responder comentários, sendo eles dúvidas científicas ou apenas um cumprimento.
Referências:
https://esaudemarketing.com.br/marketing-medico/ - acessado em 21/02/2022;
https://portal.cfm.org.br/publicidademedica/pubpropaganda4.html- acessado em 21/02/2022;
https://blog.imedicina.com.br/redes-sociais-para-medicos/- acessado em 21/02/2022.
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