Menu
Close
Uma perspectiva nacional brasileira de 7 anos sobre a resistência aos carbapenêmicos mediada por plasmídeos em Enterobacterales, Pseudomonas aeruginosa e complexo Acinetobacter baumannii e o impacto da pandemia da doença do coronavírus 2019 em sua ocorrência - Clinical Infectious Diseases julho de 2023.
(título original: A 7-Year Brazilian National Perspective on Plasmid-Mediated Carbapenem Resistance in Enterobacterales, Pseudomonas aeruginosa, and Acinetobacter baumannii Complex and the Impact of the Coronavirus Disease 2019 Pandemic on Their Occurrence)1.
Contextualizando
Objetivo do estudo
Avaliar as taxas de detecção, tendências temporais e o impacto da COVID-19 na frequência das carbapenemases mais comuns em Enterobacterales, P. aeruginosa (PSA) e no complexo Acinetobacter baumannii (ABc) registrados em bancos de dados de saúde pública no Brasil de 2015 a 2022.1
Desenho do estudo
Resultados:
Tendência temporal da taxa de detecção das enzimas de resistência bacteriana
Tabela 1. Taxa de detecção, tendência e variação anual de genes de carbapenemases para Enterobacterales e P. aeruginosa (adaptado de Kiffer et al, 20231)
Impacto da pandemia COVID-19 na resistência bacteriana
Os dados deste estudo revelaram que a taxa de detecção para:
Pontos discutidos:
KPC é considerada uma das carbapenemases mais preocupantes entre isolados clínicos de Enterobacterales no Brasil. Muitos surtos têm sido descritos e, desde 2015, atingiu um estado endêmico no país.1 Entretanto, este estudo demonstra que Enterobacterales produtoras de KPC parece estar diminuindo.1 Ainda de acordo com este estudo, alguns fatores poderiam explicar o declínio observado para KPC, tais como:
Em relação à P. aeruginosa, os autores destacam que os principais mecanismos de resistência aos carbapenêmicos são a hiperprodução de bombas de efluxo e a hiperprodução de AmpC associada à perda/baixa expressão da proteína de membrana externa OprD. Entretanto, a produção de carbapenemases tem desempenhado um papel crescente nesta espécie.1
Uma possível explicação para essa alteração no perfil de produção de carbapenemases em P. aeruginosa é a presença/circulação de clones multirresistentes de alto risco no Brasil, como aqueles carreadores das carbapenemases KPC e VIM.1
Limitações do estudo:
Os autores descreveram que:
Pontos de destaque do estudo:
Conclusão:
Este estudo mostra os pontos fortes da Rede Brasileira de Vigilância de Resistência aos Antimicrobianos com dados robustos relacionados às carbapenemases no Brasil e o impacto da COVID-19 com uma mudança nos perfis de carbapenemases ao longo dos anos.1
Não está claro se genes de resistência continuarão a aumentar constantemente após a pandemia. No entanto, isso poderia ter um impacto direto no uso de novos antibióticos inibidores de carbapenemases, uma vez que, até o momento, eles não têm ação contra metalo-β-lactamases.1
Os autores destacam ainda que são necessários constantes esforços no combate à resistência antimicrobiana e a importância de coordenar novas e mais fortes ações para identificar fatores de risco para a disseminação de microrganismos multirresistentes com alocação adequada de recursos e políticas destinadas a melhorar o diagnóstico, prevenção e tratamento no país.1
Referências:
1. Kiffer CRV, Rezende TFT, Costa-Nobre DT et al. A 7-Year Brazilian National Perspective on Plasmid-Mediated Carbapenem Resistance in Enterobacterales, Pseudomonas aeruginosa, and Acinetobacter baumannii Complex and the Impact of the Coronavirus Disease 2019 Pandemic on Their Occurrence. Clin Infect Dis. 2023 Jul 5;77(Suppl 1):S29-S37.
2. Pan American Health Organization. Epidemiological Alert - Emergence and increase of new combinations of carbapenemases in Enterobacterales in Latin America and the Caribbean. Washington, DC. 2021. Available at: https:// www.paho.org/en/documents/epidemiological-alert-emergence-and-increasenew-combinations-carbapenemases
3. Thomas GR, Corso A, Pasterán F, et al. Increased detection of carbapenemases producing Enterobacterales bacteria in Latin America and the Caribbean during the COVID-19 pandemic. Emerg Infect Dis 2022; 28:1–8.
4. Weiner-Lastinger LM, Pattabiraman V, Konnor RY, et al. The impact of coronavirus disease 2019 (COVID-19) on healthcare-associated infections in 2020: a summary of data reported to the National Healthcare Safety Network. Infect Control Hosp Epidemiol 2022; 43:12–25.
5. Rizvi SG, Ahammad SZ. COVID-19 and antimicrobial resistance: a cross-study. Sci Total Environ 2022; 807:150873.
6. Ghosh S, Bornman C, Zafer MM. Antimicrobial resistance threats in the emerging COVID-19 pandemic: where do we stand? J Infect Public Health 2021; 14:555–60.
PP-ZVA-BRA-0474
Descubra o papel do microbiologista clínico no Programa de Otimização dos Antimicrobianos
A Pfizer junto com a Formato Clínico criaram um projeto para te ajudar no dia a dia. Você está a uma mensagem de distância de tirar uma dúvida com a maior referência em microbiologia!
PP-UNP-BRA-3308
PP-UNP-BRA-3308 | PP-UNP-BRA-4733
O conteúdo desse site é exclusivo para Microbiologistas com registro no CRBM. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.
Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui
Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso
PP-UNP-BRA-3308 | PP-UNP-BRA-4733
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176