Menu

Close

AtualizaçõesPrática ClínicaStewardshipNovas Tecnologias

< Voltar à página inicial

O uso da fagoterapia no combate à resistência antimicrobiana

A fagoterapia tem uma premissa simples: usar vírus bacteriófagos para destruir bactérias infecciosas. Adotada em diversos países, a prática caiu em desuso depois da popularização da penicilina e dos antibióticos. Nos últimos anos, porém, estudos verificaram que este tipo de tratamento pode ser muito útil para combater a resistência antimicrobiana.  

Um levantamento de 2020 da Sociedade Brasileira de Infectologia1 mostrou evidências clínicas ao redor do mundo de utilização bem-sucedida da fagoterapia em patógenos considerados uma ameaça no Brasil como Acinetobacter baumannii multirresistente (MDR), Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae. Ao analisar estudos e casos clínicos com fagoterapia em várias regiões do mundo, os pesquisadores concluíram que os fagos podem ser usados de diversas maneiras eficazes para diminuir o uso de antibióticos e sua consequente resistência, entre elas1:  

  • em solução desinfetante para as mãos com o objetivo de melhorar a higiene e evitar a propagação de patógenos multirresistentes.  
  • em combinação com detergentes para a remoção eficaz de patógenos nas superfícies de ambientes hospitalares.  
  • em uma formulação de aerossol na UTI para reduzir novas aquisições de infecção por A. baumanii resistente a carbapenêmicos.  
  • em combinação com agentes antimicrobianos para aumentar a eficácia terapêutica e diminuir o desenvolvimento de resistência antimicrobiana durante a terapia.  
  • para descolonização de isolados específicos.  

Outra vantagem da utilização da fagoterapia no Brasil, afirmam os estudiosos, é o baixo custo. O processo de descoberta e produção de um novo agente antimicrobiano costuma ser custoso em termos de tempo e recursos. Em contraste, os fagos poderiam ser identificados em ambientes aquáticos, especialmente em esgotos, por meio de um processo simples de isolamento e purificação.1  

Os pesquisadores concluem que é necessário haver mais estudos brasileiros sobre a fagoterapia. Devido aos resultados positivos em outros países, há bons indícios de que pode ser uma ferramenta efetiva no combate à resistência antimicrobiana no Brasil.1   

Referências:
Martins WMBS, Toleman MA, Gales AC. Clinical utilization of bacteriophages: a new perspective to combat the antimicrobial resistance in Brazil. Braz J Infect Dis. 2020 May-Jun;24(3):239-246. doi: 10.1016/j.bjid.2020.04.010. Epub 2020 May 15. PMID: 32422119; PMCID: PMC9392036. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9392036/

PP-ZVA-BRA-0360

Explore mais
Microbiologista e o Stewardship

Descubra o papel do microbiologista clínico no Programa de Otimização dos Antimicrobianos

Acesse
Loading
Tire suas dúvidas com a Carmen Oplustil pelo WhatsApp

A Pfizer junto com a Formato Clínico criaram um projeto para te ajudar no dia a dia. Você está a uma mensagem de distância de tirar uma dúvida com a maior referência em microbiologia!

Envie sua mensagem
Loading

PP-UNP-BRA-3308

PP-UNP-BRA-3308 | PP-UNP-BRA-4733

O conteúdo desse site é exclusivo para Microbiologistas com registro no CRBM. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.

Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui

 

Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso


PP-UNP-BRA-3308 | PP-UNP-BRA-4733
 

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.

Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 

Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.

PP-PFE-BRA-3176

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176