Buscar

Menu

Fechar

EntrarSair Sua EspecialidadeConteúdosSua PráticaEventosEu Doutor@Medicamentos

Example content

Menu

Close

MamaCâncer de Mama

     

Conteúdos CientíficosPortfólio
PulmãoCâncer de Pulmão

     

Conteúdos CientíficosPortfólio
MelanomaMelanoma

   

Na Visão do EspecialistaConteúdos Científicos
ColorretalCâncer Colorretal

   

Na Visão do EspecialistaConteúdos Científicos
HematologiaConteúdos Recomendados

< Voltar para Oncologia Pro

Câncer de Mama Oncogeriatria: cuidados especiais para o paciente idoso

Conteúdos exclusivos e focados no tratamento do paciente idoso desenvolvidos por médicos especialistas.

Saiba mais aqui
Loading

PP-UNP-BRA-4940

Quem somos

Já não basta vestir rosa ou iluminar monumentos. Encontrar formas de dialogar com a sociedade e dar voz para quem enfrenta a doença é o que faz diferença quando o assunto é câncer de mama. E esse é o espírito do movimento Coletivo Pink - Por um Outubro Além do Rosa.

Saiba mais
Loading

PP-UNP-BRA-3851

A importância dos Dados de Mundo Real

Saiba mais sobre a diferença de dados de mundo real vs estudos randomizados e como podem ser relevantes na oncologia.

Clique aqui para acessar
Loading

PP-IBR-BRA-0908

O que é câncer de mama?

O câncer de mama é um grupo heterogêneo de patologias, com comportamentos que diferem entre si. A heterogeneidade deste câncer pode ser observada pelas diversas manifestações clínicas e morfológicas, variadas assinaturas genéticas e consequentes distinções nas respostas ao tratamento.1

O câncer de mama metastático é o termo que se dá para a doença que se espalhou para partes do corpo distantes do local inicial, mais comumente no fígado, cérebro, ossos ou pulmões. Aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama em estágio inicial se tornam metastáticos. Algumas pacientes têm câncer de mama metastático ao diagnóstico (doença de novo) ou doença pode voltar em outras partes do corpo meses ou anos depois do primeiro diagnóstico (recidiva).2

Referências:
1. Conceito e Magnitude. Gov.br. Disponível em https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-de-mama/conceito-e-magnitude#:~:text=O%20sintoma%20mais%20comum%20de,branda%2C%20globosos%20e%20bem%20definidos. último acesso em outubro de 2023.
2. Breastcancer.org. Metastatic Breast Cancer. https://www.breastcancer.org/types/metastatic – último acesso em outubro de 2023.

Estatísticas e importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama é o tumor mais incidente em mulheres no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma. Estas taxas de incidência são mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2023, estima-se que haverá 73.610 casos novos, representando taxa de incidência ajustada de 41,89 casos a cada 100.000 mulheres brasileiras1.

Em termos de mortalidade, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do país, com exceção da região Norte, onde o câncer do colo do útero é responsável pelo maior número de óbitos. Em 2020, a taxa ajustada por idade pela população mundial de mortalidade por câncer de mama foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com respectivamente 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres1.

A mortalidade por câncer de mama aumenta progressivamente conforme a faixa etária e é mais rara em mulheres jovens1. Além da idade, existem fatores de risco comportamentais relacionados ao surgimento do câncer de mama. Os principais fatores de risco comportamentais são excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. Estima-se que abordando estes fatores evitáveis é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama2. Hereditariedade é um fator não modificável e corresponde a cerca de 5 a 10% dos casos3

Além de evitar fatores de risco, a detecção precoce é uma forma de prevenção secundária e visa a identificar o câncer de mama em estágios iniciais. Existem duas estratégias de detecção precoce: o diagnóstico precoce e o rastreamento. O objetivo do diagnóstico precoce é identificar pessoas com sinais e sintomas iniciais da doença, primando pela qualidade e pela garantia da assistência em todas as etapas da linha de cuidado da doença. O diagnóstico precoce, portanto, é uma estratégia que possibilita terapias mais simples e efetivas, ao contribuir para a redução do estágio de apresentação do câncer4.

Referências:
1. INCA. Dados e números sobre câncer de mama, 2022. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/dados_e_numeros_site_cancer_mama_novembro2022_0.pdf. último acesso em outubro de 2023.
2. Gov.br. Assuntos. Saúde de A a Z. Câncer de Mama. Prevenção. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-mama/prevencao. último acesso em outubro de 2023.
3. Sociedade Brasileira de Mastologia, Hereditariedade não é o principal fator de risco para casos de câncer de mama. Disponível em: https://www.sbmastologia.com.br/hereditariedade-nao-e-o-principal-fator-de-risco-para-casos-de-cancer-de-mama/#:~:text=Por%C3%A9m%2C%20quando%20essa%20m%C3%A3e%20tem%20c%C3%A2ncer%20de%20mama%2C,de%20risco%20em%20casos%20de%20c%C3%A2ncer%20de%20mama. último acesso em outubro de 2023.
4. Gov.br. Assuntos. Saúde de A a Z. Câncer de Mama. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-mama. último acesso em outubro de 2023.

Câncer de Mama Metastático

Confira os resultados do Estudo P-Verify O Estudo P-Verify comparou a Sobrevida Global na 1ª linha no tratamento de HR+/HER2 com câncer de mama metastático com dados de mundo real nos EUA.
Acesse os resultados
Loading

PP-IBR-BRA-1133

Estudo PalomAGEAssista a discussão sobre o importância do manejo adequado dos pacientes oncogeriátricos com câncer de mama e entenda a relevância das evidências de mundo real para a população idosa, sob a ótica do estudo PalomAge.
Assista ao vídeo
Loading

PP-UNP-BRA-3851

Acesse mais conteúdos de Câncer de Mama Metastático >

Câncer de Mama Metastático com mutação BRCA 1/2

Caso Clínico - Paciente estudo clínico EMBRACA Por meio de um caso clínico, a Dra. Alessandra Menezes Morelle analisa o histórico de uma paciente sob a referência do estudo EMBRACA, que avalia do tratamento monoterápico utilizando um inibidor de PARP.
Assista ao vídeo
Loading

PP-UNP-BRA-3851

Aconselhamento genético no câncer de mama e mutação BRCA ½ (13') Saiba mais sobre a jornada da paciente com câncer de mama e mutação BRCA ½ e como o aconselhamento genético e testagem podem influenciar positivamente o tratamento dessa paciente.
Assista ao vídeo
Loading

PP-UNP-BRA-3851

Acesse mais conteúdos de Câncer de Mama Metastático com a mutação BRCA >

Você também pode gostar

Conteúdos Científicos Confira a curadoria de conteúdos científicos de câncer de mama: metastático e metastático com mutação BRCA.
Acesse os materiais
Loading

PP-UNP-BRA-3851

Portfólio Pfizer Acesse informações sobre as opções de tratamento de câncer de mama.
Veja o portfólio
Loading

PP-UNP-BRA-3851

Muito Bem VindoPrograma de suporte a pacientes durante a jornada do tratamento.
Conheça o programa
Loading

PP-UNP-BRA-3851

PP-UNP-BRA-3851 | PP-UNP-BRA-4608 | PP-UNP-BRA-5486

Saiba mais

Crie sua conta de maneira rápida e acesse materiais e informações sobre produtos Pfizer, além de recursos especiais.

Minha ContaSairEntreCadastre-se

Material de distribuição exclusiva a profissionais habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.

Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui.

 

Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso


PP-UNP-BRA-1896 | PP-UNP-BRA-4067 | PP-UNP-BRA-4928
 

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.

Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 

Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.

PP-PFE-BRA-3176

Você está saindo do PfizerPro

Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade. 
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176