Menu
Fechar
Example content
Menu
Close
Acesso rápido: Infectologia Pro ou Intensiva Pro ou Opções de Tratamento
Metade de todos os pacientes hospitalares recebe pelo menos um antibiótico, e até 50% desses pacientes podem receber a prescrição inadequada.1,2
Para o manejo bem-sucedido de infecções bacterianas e para promover nossa batalha contra a resistência, a identificação rápida e precisa do patógeno responsável é essencial.3,4 Esforços coordenados, em linha com os princípios do uso racional, ajudarão em nossa busca pelo uso criterioso de antibióticos.5
Leia mais sobre as ações que podemos tomar contra a Resistência a Antimicrobianos (RAM).
A OMS DIZ COMO
Em 2019, o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre defesas diagnósticas contra a resistência a antimicrobianos destacou as necessidades não atendidas e as prioridades para o futuro.5
As formas atuais de identificar infecções bacterianas incluem:5
A OMS também descreve novas ferramentas que são necessárias para preencher as lacunas de diagnóstico:5
WHO: World Health Organization
SEM COLORAÇÃO, SEM GANHO?
Das abordagens disponíveis, a coloração de Gram permanece como o teste diagnóstico rápido utilizado com mais frequência para a diferenciação de infecções bacterianas por mais de um século. A coloração divide as bactérias em dois grupos – Gram-negativas e Gram-positivas – com base em sua parede celular e permeabilidade da membrana a solventes orgânicos.3
Contudo, a cultura celular, seguida por avaliação para identificar cepas e espécies específicas, é o padrão de excelência. Esse método tem bom custo-benefício, e geralmente possui especificidade, mas é limitado por longos períodos de resposta, e pode carecer de sensibilidade. Métodos modernos de espectrometria de massa podem reduzir o tempo necessário para a identificação (de horas para alguns minutos), mas, frequentemente, ainda exigem a cultura bacteriana como uma primeira etapa.4
Leia sobre abordagens mais novas para o diagnóstico de diferentes tipos de infecções bacterianas a seguir.
Conheça o negativo Identifique o positivo
A ameaça urgente da resistência a antimicrobianos significa que precisamos de ferramentas e prescrições apropriadas. Os diagnósticos existentes são um começo, mas devemos garantir que eles sejam utilizados de maneira diligente para identificar o tratamento direcionado em nossa batalha contra essa ameaça de saúde global em constante evolução.
Quais técnicas podem ser utilizadas para identificar infecções por bactérias Gram-negativas?
RAM: Resistência a Antimicrobianos; OMS: Organização Mundial de Saúde.
Referências bibliográficas
1. Milani RV, Wilt JK, Entwisle J, Hand J, Cazabon P, Bohan JG. Reducing inappropriate outpatient antibiotic prescribing: normative comparison using unblinded provider reports. BMJ Open Qual. 2019;8(1):e000351.
2. Centers for Disease Control and Prevention. Antibiotic Use in the United States, 2017: Progress and ¬opportunities. Atlanta: CDC; 2017. Disponível em: https://www.cdc.gov/antibiotic-use/stewardship-report/pdf/stewardship-report.pdf. Acesso em: agosto de 2023.
3. Steinbach WJ, Shetty AK. Use of the diagnostic bacteriology laboratory: a practical review for the clinician. Postgrad Med J. 2001;77(905):148-156.
4. Rentschler S, Kaiser L, Deigner HP. Emerging Options for the Diagnosis of Bacterial Infections and the Characterization of Antimicrobial Resistance. Int J Mol Sci. 2021;22(1):456.
5. World Health Organization. Landscape of diagnostics against antibacterial resistance, gaps and priorities. Genebra: WHO; 2019. Disponível em: https://iris.who.int/handle/10665/326480. Acesso em: agosto de 2023.
PP-UNP-BRA-5804
Crie sua conta de maneira rápida e acesse materiais e informações sobre produtos Pfizer, além de recursos especiais.
Material de distribuição exclusiva a profissionais habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. Proibida a reprodução ou compartilhamento com terceiros. As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro.
Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Para obter informações sobre a Pfizer Brasil, clique aqui. Para obter informações sobre a Pfizer USA, clique aqui.
Copyright© 2024 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. Termos de Uso
PP-UNP-BRA-1896 | PP-UNP-BRA-4067 | PP-UNP-BRA-4928
Você está saindo do Portal PfizerPro e será direcionado para um site de terceiros.
Observe que este site de terceiros não é controlado pela Pfizer para Profissionais e não está sujeito à nossa política de privacidade.
Agradecemos por visitar o nosso site. Esperamos que sua visita tenha sido informativa e agradável.
PP-PFE-BRA-3176
Para acessar a Biblioteca Pfizer PRO – OVID e suas funcionalidades de busca você será direcionado(a) para o site do nosso parceiro.
Essa mensagem é para informá-lo(a) de que este site de destino não é controlado pela Pfizer e também não está sujeito à nossa política de privacidade.
PP-PFE-BRA-3176